Meio ambiente
PUBLICIDADE
Por — São Paulo

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 19/12/2024 - 11:09

SP realiza pregão para abater javalis em unidades de conservação

O governo de SP realizará pregão para abater javalis e javaporcos em unidades de conservação, visando controlar sua população invasora. O valor proposto é de R$ 1,1 milhão, com o abate estimado de até 380 animais. A empresa contratada deve seguir métodos humanitários e diferenciar essas espécies de suínos nativos. A caça armada desses animais está restrita devido a incidentes passados.

O governo de São Paulo realiza na próxima segunda-feira (23) um pregão público para contratar serviços de captura e abate de javalis e javaporcos (híbrido de javali e porcos) que invadiram cinco unidade de conservação do estado.

Esses animais, considerados espécies exóticas no Brasil, são nocivos tanto para lavouras quanto para ecossistemas naturais. O edital para prospectar empresas candidatas ao trabalho está aberto desde segunda-feira, com valor proposto de R$ 1,1 milhão para a concorrência.

"A estimativa é de abater até 50 animais nas Estações Ecológicas de Barreiro Rico, Angatuba e Santa Bárbara; 30 na Estação Ecológica de Itirapina; e 200 no Parque Estadual de Ilhabela, totalizando até 380 animais", afirma em comunicado a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil).

Segundo o órgão estadual, a empresa contratada deverá seguir um modelo de operação já definido no próprio edital, estando vedado o uso de métodos que provoquem sofrimento desnecessário.

"Os animais serão capturados com armadilhas formadas por redes ou cercados, nos quais coloca-se a ceva de milho, alimento para atraí-los. Depois de capturados, são posteriormente abatidos e as carcaças destinadas adequadamente", diz o documento.

O vencedor da concorrência deve elaborar um plano de ação que precisa ser aprovado pela Fundação Florestal, e deve incluir um mapeamento da presença dos animais nas unidades de conservação.

O edital especifica que a empresa contratada deve ter equipe qualificada para diferenciar os javalis e javaporcos de espécies nativas de suínos selvagens, os catetos e queixadas, que devem ser preservados. Matar esses outros animais é crime ambiental.

Para um leigo, diferenciar essas espécies pode ser um pouco difícil.

"Os javalis e javaporcos vivem em bandos asselvajados em matas perto de rios e lagoas invadindo plantações, principalmente durante a noite", explica material de coscientização produzido pela fundação. "Eles entram em cercados de porcos domésticos para se alimentar e podem transmitir doenças por contato ou cruzamento."

A característica mais marcante dos javalis e javaporcos é que eles são bem maiores que os suínos selvagens do Brasil. Enquanto os animais nativos chegam a no máximo 40 kg, os javalis tem tipicamente entre 70 kg e 80 kg. Os javaporcos são ainda maiores, podendo chegar a 250 kg, segundo levantamento da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do estado.

A Semil afirma que uma das motivações para abertura do edital de captura também é evitar o contato dos animais invasores com turistas que visitam as unidades de conservação em questão. O consumo da carne desses suínos selva esé vedado, por não existir controle sanitário da espécie.

Caça armada

A proliferação de javalis e javaporcos no país também é pano de fundo para uma controvérsia que envolve autorizações da caça desses animais. Até o ano passado, o fenômeno vinha servindo de incentivo para muitas pessoas se registrarem como caçadores, atiradores e colecinonadores de armas (CACs).

O abate de javalis e javaporcos com arma de fogo, porém, requer autorização e só é permitido em condições específicas. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), além disso, suspendeu a emissão de novas licenças de caça para controlar javalis no ano passado.

A prática tem um histórico de incidentes de ferimento e até morte de pessoas por tiros em regiões onde era promovida com intuito de recreação. Por hora, só o Exército está emitindo as novas licenças de caça.

Mais recente Próxima Dia do Pampa: Brasil perdeu 28% da vegetação nativa no bioma nos últimos 39 anos, aponta MapBiomas
Mais do Globo

Neymar já é pai de três crianças e está espera o quarto filho

Carol Dantas, Bruna Biancardi e Amanda Kimberlly: conheça as mães dos filhos de Neymar

Primeira filha do casal, Mavie está com um ano; atleta do Al-Hilal também tem Davi Lucca, de 13, e Helena, de cinco meses

Neymar e Bruna Biancardi terão segundo bebê e jogador será pai pela quarta vez: 'Seja bem-vinda, filha'

Post Malone, Shaboozey e a filha Blue Ivy foram convidados da cantora no curso show, centrado no repertório do álbum ‘Cowboy Carter’

Beyoncé faz espetáculo de grandes proporções no intervalo do NFL: Saiba como foi

Imagens serão avaliadas e podem render indicação à premiação das maiores ondas da temporada

Brasileira surfa onda que pode ter sido a maior de uma mulher no Havaí; vídeo

Texto com detalhamento de procedimentos deve ser publicado em janeiro

Após caso de jovem baleada, ministro da Justiça quer acelerar regulamentação sobre uso da força por policiais

Lançado há 30 anos, ‘All I want for Christmas is you’ acaba de completar sua terceira semana consecutiva no número um das paradas

Mariah Carey canta hit natalino em apresentação no intervalo do futebol americano

Treinador de 59 anos não quis seguir na equipe após título argentino, e tem acordo encaminhado com o tricolor, segundo a imprensa do país

Na mira do Grêmio, Gustavo Quinteros deixa Vélez e fica mais próximo do futebol brasileiro

Governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB) informou que um parecer técnico da ANA concluiu que não há risco de contaminação para consumo da água do Rio Tocantins

Queda de ponte: dois corpos são encontrados no Rio Tocantins após início de buscas subaquáticas

Cantora, que motivou denúncia contra o influenciador Carlinhos Maia no MInistério Público por transfobia, disse ao jornal que ganhou seu nome por causa de um tio que gostava do craque inglês Gary Lineker

Liniker no ‘Guardian’: ‘Ultimamente, o que mais me chamam é de LinkedIn’

Jean chegou ao futebol paraguaio em 2021, após não receber mais oportunidades no São Paulo, em função de agressão contra a ex-esposa

Anunciado pelo Cerro, Gatito vai brigar por posição com goleiro brasileiro preso por violência doméstica