Prêmio Jovem Cientista
PUBLICIDADE
Por — Rio de Janeiro

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 19/11/2024 - 21:51

Aplicativo de Autoexame de Pés para Diabéticos: Inovação na Prevenção

Startup e UFF desenvolvem aplicativo para autoexame de pés de diabéticos usando câmera e vibração do celular. A ferramenta visa prevenir complicações da doença e fornecer informações relevantes. A inteligência artificial auxilia no diagnóstico, enquanto a vibração testa a sensibilidade dos pés. A iniciativa busca preencher lacunas de informação e promover a conscientização sobre a diabetes, em um cenário de crescente incidência da doença no Brasil.

Através da câmera do celular e de uma vibração gerada pelo próprio aparelho, pessoas diabéticas podem realizar autoexames regulares dos pés, uma ação crucial para identificar o quadro da doença em que o paciente se encontra e prevenir consequências graves. O aplicativo foi desenvolvido pela startup De Olho no Pé, em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF).

A diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou uma resistência dos tecidos à ação da insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. Como consequência da doença, os pacientes podem apresentar o “pé diabético”, que, em casos graves, causa infecções ou até mesmo amputação de parte do pé ou perna. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), o Brasil possui mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população do país. Em pesquisa da Federação Internacional de Diabetes (IDF), o Brasil aparece na sexta posição entre os países com maior incidência de diabéticos.

— A realização da foto é muito importante para motivar o paciente a fazer o autoexame dos pés, que deveria ser diário, e o médico também vai poder usar essa foto para fazer análises. A vibração é uma ferramenta adicional, porque ajuda a gente a entender se a sensibilidade do pé dos pacientes está reduzida — explica a professora do Departamento de Medicina Clínica da UFF e diretora médica da startup De Olho no Pé, Débora Vieira Soares.

IA e vibração

O combo inteligência artificial e vibração dos smartphones ajudam no diagnóstico. Para reconhecer as lesões e alterações nos pés dos pacientes, os pesquisadores utilizam um banco de fotos para ensinar a IA. O aplicativo também faz uso da vibração do celular para testar a sensibilidade periférica das pessoas.

Wender Emiliano Soares, diretor-executivo da startup, afirma que a intenção da ferramenta é também orientar as pessoas por meio de informações relevantes sobre a doença.

— A gente não pretende substituir os médicos, pelo contrário. Nossa intenção é facilitar a divulgação de informação com uma estratégia comunicativa e colaborar para preencher essa lacuna de informações que chegam ao paciente para ele manter a atenção nos pés — pontua Wender.

O desafio de acesso a informações em diferentes áreas, incluindo saúde pública, foi o que inspirou o 30º Prêmio Jovem Cientista. Com o tema Conectividade e Inclusão Digital, 799 projetos foram inscritos na edição deste ano.

Nas cinco categorias contempladas, que vão do ensino médio ao doutorado, os participantes desenvolvem projetos voltados à acessibilidade tecnológica. Eles podem tratar desde a construção de ferramentas para tratar de questões de saúde, educação e sustentabilidade à necessidade de uma discussão mais filosófica sobre a ética em tempos de realidade virtual.

O Prêmio Jovem Cientista é uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em parceria com a Fundação Roberto Marinho, conta com patrocínio da Shell e apoio de mídia da Editora Globo e do Canal Futura. Os participantes têm a chance de ganhar bolsas de estudos e valores em dinheiro que vão de R$ 12 mil a R$ 40 mil.

O programa já premiou mais de 194 pesquisadores e estudantes, além de 21 instituições de ensino superior e médio ao longo de 37 anos.

Mais recente Próxima Portal Latinfoods: cardápio de países latinos é reunido em site e pode servir de base para políticas de agricultura
Mais do Globo

Prefeitura de Manicoré, cidade onde o avião foi encontrado, divulgou nota confirmando a morte de Rodrigo Boer Machado e do passageiro Breno Braga Leite

Após apelo de mãe por buscas, corpo de piloto desaparecido no Amazonas é encontrado

Barragem poderá produzir 300 bilhões de quilowatts-hora (kWh) de eletricidade por ano

China planeja construção da maior hidrelétrica do mundo no Tibete

Zagueiro de 37 anos passou quatro temporadas na equipe carioca

Sem clube após não renovar com o Flamengo e de férias, David Luiz mantém forma física em casa; veja

Artista estabelecia código secreto com plateia, por meio de estalo nos dedos, o que impressionava colegas como Marco Nanini e Marília Pêra

Ney Latorraca marcou teatro com recorde e cultivava 'técnica' curiosa para atiçar aplausos do público

'Sou filho único de vedete com crooner', contava o ator, que morreu nesta quinta-feira (26)

Vaidoso, Ney Latorraca dizia que suas primeiras palavras na vida foram: 'É capa?'

Número equivale à população dos Estados Unidos e do Canadá juntos

Índia se prepara para receber 400 milhões de peregrinos em festival religioso

Meia de 31 anos está em reta final de suspensão por doping

Ventilado no Corinthians, Pogba teria passado por cirurgia no joelho na Costa Rica, diz jornal