Pelo menos 2 morrem e 60 ficam feridos em atropelamento em massa na Alemanha (VÍDEOS)
16:23 20.12.2024 (atualizado: 20:50 20.12.2024)
© AP Photo / Ebrahim NorooziServiços de emergência trabalham no local onde um veículo atropelou dezenas de pessoas durante uma feira de Natal, em Magdeburg, Alemanha, em 20 de dezembro de 2024
© AP Photo / Ebrahim Noroozi
Nos siga no
O ministro-presidente do estado alemão da Alta Saxônia, Reiner Haseloff, afirma que pelo menos duas pessoas morreram e outras 60 ficaram feridas em um atropelamento em massa na Alemanha. Segundo diversas mídias alemãs, um veículo atropelou vários pedestres que participavam de uma feira natalina em Magdeburg, capital do estado.
De acordo com a mídia alemã, citando as autoridades de segurança local, um homem de cerca de 50 anos da Arábia Saudita foi detido como suspeito de ser o motorista responsável pelo atropelamento. A polícia local acredita que o homem agiu sozinho.
As autoridades também procuravam artefatos explosivos no carro que atropelou as vítimas, mas materiais deste tipo não foram encontrados no veículo.
A mídia local também afirma que o número de mortos foi maior, contabilizando ao menos onze vítimas fatais.
❗️ O governo da Alemanha declarou estado de emergência em Magdeburgo após um carro avançar contra uma multidão, deixando 11 mortos.
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) December 20, 2024
As autoridades classificaram o incidente como um ataque terrorista, informou a emissora MDR.
De acordo com informações preliminares, o motorista… pic.twitter.com/AKX991HpQp
Chanceler alemão expressa condolências por atropelamento e chama ação de ataque terrorista
O chanceler alemão, Olaf Scholz, expressou condolências às famílias e aos entes queridos das pessoas afetadas pelo ataque que denominou como terrorista em Magdeburg.
"Mensagens de Magdeburg sugerem algo ruim. Meus pensamentos estão com as vítimas e os seus entes queridos. Apoiamos o povo de Magdeburg. Minha gratidão aos serviços de resgate envolvidos nessas horas alarmantes", escreveu Scholz na rede social.
Governo brasileiro lamenta tragédia na Alemanha
Em nota, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil lamentou o ocorrido em Magdeburg e demonstrou solidariedade às famílias das vítimas.
"Ao reiterar seu firme repúdio a qualquer ato de violência, cometido sob qualquer pretexto, o governo brasileiro expressa sua solidariedade às famílias das vítimas, bem como ao povo e ao governo alemães", disse a nota.
Ataque semelhante já ocorreu antes
Essa não é a primeira vez que um veículo dirige contra um grupo de pessoas na época do Natal no país.
Em 19 de dezembro de 2016, quase exatamente oito anos atrás, um caminhão atingiu uma feira natalina em Berlim matando 12 pessoas e deixando outras 70 feridas.
O ataque foi considerado terrorista depois que o motorista foi identificado como um cidadão tunisiano inspirado pelo Estado Islâmico (organização terrorista proibida na Rússia e em vários outros países).
Orbán expressa condolências aos alemães por atropelamento em massa
O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, expressou condolências aos residentes da Alemanha pelo suposto ataque terrorista no mercado de Natal em Magdeburg, chamando a ação de monstruosa.
"Gostaria de expressar as minhas mais profundas condolências ao chanceler alemão, Olaf Scholz, e ao povo da Alemanha em conexão com o horrível ataque terrorista cometido no mercado de Natal de Magdeburg. Rezamos pelas famílias das vítimas", escreveu Orbán em sua conta nas redes sociais.