Quarenta anos após o fim da Segunda Guerra Mundial, o Jornal da Globo exibiu quatro matérias especiais sobre o conflito. Em 1985, os correspondentes Renato Machado, Silio Bocannera, Luís Fernando Silva Pinto e Ricardo Pereira visitaram quatro cidades importantes da guerra. “Silio foi para Berlim, Renato Machado para Auschwitz, Luís Fernando para Stalingrado, e eu fui para a Itália ver por onde tinham passado os pracinhas (brasileiros)”, conta Ricardo Pereira para o Memória Globo. O repórter esteve em Monte Castelo, Collecchio, Fornovo di Taro e Pistoia.
Na série, Luís Fernando relatou como foi a batalha entre os alemães e soviéticos em Stalingrado, que culminou no fim da guerra. Silio Bocannera falou sobre os últimos dias de Adolf Hitler e mostrou o Muro de Berlim. E Renato Machado visitou o campo de concentração de Auschwitz, na Polônia. “O que mais me impressionou foi ver o forno crematório, onde talvez tenha sido a maior mortandade de prisioneiros. Não foram mortos só judeus, mas muitos eslavos, doentes e prisioneiros políticos”, revela Renato.
Reportagem de Silio Boccanera sobre a invasão de Berlim pelos soviéticos, às vésperas dos 40 anos do fim da 2ª Guerra Mundial, Jornal da Globo, 03/05/1985.
Reportagem de Luís Fernando Silva Pinto à véspera dos 40 anos do “Dia D”, sobre o cerco em Stalingrado (atual Volgogrado) – episódio decisivo para a vitória dos aliados na 2ª Guerra Mundial, Jornal da Globo, 07/05/1985.