Por Memória Globo


Quarenta anos após o fim da Segunda Guerra Mundial, o Jornal da Globo exibiu quatro matérias especiais sobre o conflito. Em 1985, os correspondentes Renato Machado, Silio Bocannera, Luís Fernando Silva Pinto e Ricardo Pereira visitaram quatro cidades importantes da guerra. “Silio foi para Berlim, Renato Machado para Auschwitz, Luís Fernando para Stalingrado, e eu fui para a Itália ver por onde tinham passado os pracinhas (brasileiros)”, conta Ricardo Pereira para o Memória Globo. O repórter esteve em Monte Castelo, Collecchio, Fornovo di Taro e Pistoia.

Na série, Luís Fernando relatou como foi a batalha entre os alemães e soviéticos em Stalingrado, que culminou no fim da guerra. Silio Bocannera falou sobre os últimos dias de Adolf Hitler e mostrou o Muro de Berlim. E Renato Machado visitou o campo de concentração de Auschwitz, na Polônia. “O que mais me impressionou foi ver o forno crematório, onde talvez tenha sido a maior mortandade de prisioneiros. Não foram mortos só judeus, mas muitos eslavos, doentes e prisioneiros políticos”, revela Renato.

Reportagem de Silio Boccanera sobre a invasão de Berlim pelos soviéticos, às vésperas dos 40 anos do fim da 2ª Guerra Mundial, Jornal da Globo, 03/05/1985.

Reportagem de Silio Boccanera sobre a invasão de Berlim pelos soviéticos, às vésperas dos 40 anos do fim da 2ª Guerra Mundial, Jornal da Globo, 03/05/1985.

Reportagem de Luís Fernando Silva Pinto à véspera dos 40 anos do “Dia D”, sobre o cerco em Stalingrado (atual Volgogrado) – episódio decisivo para a vitória dos aliados na 2ª Guerra Mundial, Jornal da Globo, 07/05/1985.

Reportagem de Luís Fernando Silva Pinto à véspera dos 40 anos do “Dia D”, sobre o cerco em Stalingrado (atual Volgogrado) – episódio decisivo para a vitória dos aliados na 2ª Guerra Mundial, Jornal da Globo, 07/05/1985.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)