Por Memória Globo


“Tínhamos uma ideia de fazer uma série sobre trabalho escravo, mas acabamos descobrindo prostituição infantil”. Acompanhado do produtor Francisco Regueira e do repórter-cinematográfico Alberto Fernandez, o repórter Paulo Renato Soares viajou ao Pará para apurar uma denúncia sobre crianças que eram exploradas sexualmente, com o consentimento das mães.

A série Meninas do Brasil flagrou aliciadores que faziam a ponte entre homens interessados em sexo com menores e famílias dispostas a vende-las, no pequeno município de Portrel. O trabalho foi resultado de uma parceria entre Jornal da Globo e Fantástico, que se estendeu por cinco meses de investigação. Foi exibido primeiro no Fantástico, no dia 31 de maio de 2009, em uma reportagem de 14 minutos. E no Jornal da Globo, em duas partes nos dias seguintes, contando com uma nova edição, outras cenas e informações.

Em depoimento ao Memória Globo, Paulo Renato lembra: “Foi um trabalho difícil. O Chico descobriu que era possível comprar uma adolescente na Ilha do Marajó. Falamos com igreja, ONGs, Ministério Público e juízes, e a gente chegou lá até aquele lugar. Consegui localizar o aliciador, o entrevistei, falei com a mãe da menina mais uma vez e montamos a reportagem”. A reportagem foi exibida em 14 minutos no Fantástico e foi transformada em série para o Jornal da Globo. Naquele ano, Meninas do Brasil venceu o Prêmio Tim Lopes de Jornalismo Investigativo.

Estreia da série “Meninas do Brasil” com reportagem de Paulo Renato Soares sobre a exploração sexual de meninas menores de idade no Brasil, Jornal da Globo, 01/06/2009.

Estreia da série “Meninas do Brasil” com reportagem de Paulo Renato Soares sobre a exploração sexual de meninas menores de idade no Brasil, Jornal da Globo, 01/06/2009.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)