Em 2005, a apresentadora Christiane Pelajo visitou sete cidades brasileiras para realizar a série Joias do Brasil, que mostrou a revitalização do artesanato regional no mercado nacional e de exportação, além de abordar a relação da tradição com o mundo cosmopolita. A série, produzida em dois meses de viagens, mostrou a vida de artesãos, alguns de lugarejos rústicos, cujas peças sofisticadas eram exportadas para países como França, Itália, Estados Unidos e Japão.
Para não ficar longe da bancada do telejornal, Christiane Pelajo viajou durante os fins de semana para fazer as reportagens. Entre os produtos mostrados no telejornal estavam acessórios produzidos com sisal do sertão baiano; joias feitas com pedras semipreciosas de Salinas, no norte de Minas Gerais; peças de tear de fino acabamento, confeccionadas no sul de Minas; trabalhos moldados em cerâmica de Cunha, São Paulo; e peças de couro e madeira do Rio Grande do Sul.
Estreia da série “Joias do Brasil” com reportagem de Christiane Pelajo sobre a tecelagem e o artesanato no Brasil, Jornal da Globo, 12/08/2005.