Por Memória Globo


Em maio de 2014, os repórteres César Menezes e Dennys Leutz apresentaram um mapa do sistema de segurança pública no Brasil, em uma série de cinco reportagens para o Jornal da Globo. A dupla percorreu cidades das cinco regiões do país, durante seis meses: a apuração gerou mais 80 horas de gravações.

Impunidade quis mostrar a forma como o Brasil investiga e soluciona seus crimes. E destacou a falta de investimentos desde a perícia criminal ao sistema penitenciário, formado por cadeias lotadas, com índice de reincidência altíssima.

Em entrevista ao Memória Globo, César Menezes comenta que, a cada cem crimes no país, cerca de 90 não são sequer descobertos. “Queríamos mostrar tudo que víssemos para colocar o dedo na ferida e mostrar como precisamos evoluir na investigação criminal. Fomos a Natal, São Paulo e é a mesma coisa na cena do crime: gente andando por cima, de todo lado. Não tem perícia, quando tem peritos são em número insuficiente, e não tem câmera fotográfica, nem laboratório ou treinamento.”

A série, produzida por Clarissa Cavalcanti e editada por Evane Bertoldi, construiu uma estética de decadência, que permeou o trabalho de iluminação, arte gráfica e a linguagem de edição.

Estreia da série “Impunidade” com reportagem de César Menezes sobre a baixa taxa de punição em casos de assassinatos no Brasil, Jornal da Globo, 28/04/2014.

Estreia da série “Impunidade” com reportagem de César Menezes sobre a baixa taxa de punição em casos de assassinatos no Brasil, Jornal da Globo, 28/04/2014.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)