Em maio de 2014, os repórteres César Menezes e Dennys Leutz apresentaram um mapa do sistema de segurança pública no Brasil, em uma série de cinco reportagens para o Jornal da Globo. A dupla percorreu cidades das cinco regiões do país, durante seis meses: a apuração gerou mais 80 horas de gravações.
Impunidade quis mostrar a forma como o Brasil investiga e soluciona seus crimes. E destacou a falta de investimentos desde a perícia criminal ao sistema penitenciário, formado por cadeias lotadas, com índice de reincidência altíssima.
Em entrevista ao Memória Globo, César Menezes comenta que, a cada cem crimes no país, cerca de 90 não são sequer descobertos. “Queríamos mostrar tudo que víssemos para colocar o dedo na ferida e mostrar como precisamos evoluir na investigação criminal. Fomos a Natal, São Paulo e é a mesma coisa na cena do crime: gente andando por cima, de todo lado. Não tem perícia, quando tem peritos são em número insuficiente, e não tem câmera fotográfica, nem laboratório ou treinamento.”
A série, produzida por Clarissa Cavalcanti e editada por Evane Bertoldi, construiu uma estética de decadência, que permeou o trabalho de iluminação, arte gráfica e a linguagem de edição.
Estreia da série “Impunidade” com reportagem de César Menezes sobre a baixa taxa de punição em casos de assassinatos no Brasil, Jornal da Globo, 28/04/2014.