Durante dois meses, a repórter Sandra Moreyra pesquisou para o Jornal da Globo alguns dos mais importantes projetos de educação, saúde, direitos humanos, meio ambiente e responsabilidade social executados no Brasil. Iniciativas que, pelo pioneirismo ou pela eficiência, mudaram a vida de grupos sociais ou de comunidades inteiras. A jornalista viajou por três estados para preparar a série Brasil Cidadão, que o Jornal da Globo exibiu a partir de 15 de setembro de 2003.
A série mostrou uma escola de São Paulo que transformara alunos tímidos e de baixo rendimento escolar em comunicadores; o Projeto Harambê, em Minas Gerais, caracterizado por uma comunidade autossustentável na qual o primeiro requisito era ter mais de 60 anos; a iniciativa dos moradores de uma favela no Rio de Janeiro que, com o valor de um carro popular, haviam implantado um projeto revolucionário que transformava esgoto em água potável; o trabalho incansável dos voluntários do Hospital do Câncer; e o papel de empresas investidoras em projetos de responsabilidade social.
Estreia da série “Brasil Cidadão” com reportagem de Sandra Moreyra sobre o uso das carretas escolas em cidades do interior do Brasil, Jornal da Globo, 15/09/2003.