Por Memória Globo


Os problemas na infraestrutura dos aeroportos brasileiros foram o tema das cinco reportagens da série Aeroportos: última chamada, exibida no Jornal da Globo, em abril de 2011. Durante três semanas, os repórteres Paulo Renato Soares, Júlio Aguiar e Lucas Louis viajaram pelos terminais de oito cidades-sede da Copa do Mundo em busca das causas da alta dos preços nas passagens aéreas.

O cenário encontrado foi desolador. Por conta das deficiências da estrutura, as companhias aéreas não conseguiam suprir a crescente demanda por serviços. As consequências são a alta dos preços, deficiência nos serviços, longas filas de espera, atrasos e cancelamentos frequentes de voos.

Em entrevista ao Memória Globo, Paulo Renato Soares conta que o Brasil vivia uma expansão do mercado de aviação civil, mas que esse “ boom” esbarrava no gargalo da infraestrutura: “Rodamos o país mostrando o crescimento da aviação. A gente mostrou a operação dentro do aeroporto: o que acontece, como é que é quando um avião chega, por que ele tem que sair rápido, o que acontece embaixo do avião enquanto o passageiro está saindo. Então, a gente conseguiu mostrar toda a estrutura em torno de um voo, como é que funciona a torre de controle, a segurança.”

Para gravar as imagens da série, a equipe usou duas câmeras: uma de tamanho normal, operada pelo repórter-cinematográfico e uma pequena, que chamava pouca atenção. A série foi vencedora do Grande Prêmio CNT de Jornalismo, em 2011.

Estreia da série “Aeroportos: última chamada” com reportagem de Paulo Renato Soares sobre a falta de estrutura dos aeroportos brasileiros para atendar à demanda em crescimento no país, Jornal da Globo, 18/04/2011.

Estreia da série “Aeroportos: última chamada” com reportagem de Paulo Renato Soares sobre a falta de estrutura dos aeroportos brasileiros para atendar à demanda em crescimento no país, Jornal da Globo, 18/04/2011.

Mais do memoriaglobo
Próxima temporada estreia dia 13/01

Reality show exibido desde 2002, a partir de um formato criado pela produtora holandesa Endemol. Durante três meses, participantes são confinados em uma casa e postos à prova. Cada temporada do programa é exibida diariamente durante cerca de dois meses.

Qual seu preferido? Relembre os 24 vencedores do 'Big Brother Brasil' - Foto: (João Cotta/Globo)
Projeto Resgate

Fernanda Montenegro interpreta a filha de Santos Dumont em trama de Lauro César Muniz

'Zazá' estreia no Globoplay - Foto: (Arley Alves/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

Escrita especialmente para Regina Duarte, a novela se baseava na comédia romântica Sabrina Fair, de Samuel Taylor.

Reveja alguns capítulos de 'Carinhoso', com Regina Duarte e Cláudio Marzo - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Originalidade

Beatriz (Gloria Pires), Inês (Adriana Esteves) e Regina (Camila Pitanga) são mulheres diferentes que têm suas vidas ligadas ao lidarem com a ambição e o poder.

'Babilônia' está na íntegra no Globoplay - Foto: (Memória Globo)
Televisão brasileira de luto

O ator e diretor Ney Latorraca nasceu em Santos, São Paulo, em 25 de julho de 1944. Estreou na Globo em 1975 na novela Escalada. Se destacou em novelas e programas  humorísticos. Morreu em dezembro de 2024, aos 80 anos.

O adeus a Ney Latorraca: ator morre aos 80 anos  - Foto: (Eduardo França/Globo)
Canções que marcaram gerações

Programa especial de fim de ano de Roberto Carlos.

Os 50 anos do Roberto Carlos Especial  - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)