A partir de 2007, o jornalista Heraldo Pereira passou a ser comentarista político do Jornal da Globo. De Brasília, em frente à Esplanada dos Ministérios, Heraldo entrava ao vivo para dar a sua opinião sobre os últimos acontecimentos políticos. Na mesma época, Heraldo Pereira passou a apresentar o quadro Pinga Fogo, cujo objetivo era colocar em diálogo duas figuras antagônicas no cenário político de Brasília a respeito de uma questão do dia. O quadro foi idealizado pelo então editor-chefe do telejornal, Erick Brêtas, e fechado pelo então editor de política do JG no Distrito Federal, Jorge Sacramento. O quadro ficou no ar até 2017, quando Heraldo Pereira deixou o Jornal da Globo e se tornou apresentador do Jornal das Dez, da GloboNews.
Entrevista exclusiva do jornalista Heraldo Pereira ao Memória Globo em 31/07/2017, sobre a nova abordagem dos assuntos de política no Jornal da Globo.
Participação ao vivo de Heraldo Pereira, direto de Brasília, sobre julgamento no Supremo Tribunal Federal do caso de compra de votos por parte de pessoas ligadas ao governo, Jornal da Globo, 21/08/2007.