Por Memória Globo


As charges de Chico Caruso ocuparam as segundas-feiras do telejornal, de 1983 a 1988, retratando com sutileza e ironia o cenário político do país. Elas iam ao ar uma vez por semana, pois não havia equipamento disponível na TV Globo para executar com maior frequência o trabalho de animação. Cada charge exigia, além dos desenhos, a montagem em cartões e no mínimo três câmeras de TV, que captavam os movimentos isolados de cada desenho, para obter posteriormente a animação.

Depois de dez anos fora do ar, em maio de 1998, as charges de Chico Caruso voltaram ao Jornal da Globo. Para fazer as charges para a TV, Chico Caruso começava o dia com a leitura dos jornais, escrevia um texto caprichado e elegia, durante o noticiário do dia, personagens que mereciam destaque. O desafio do time de ilustradores da Rede Globo era transformar os traços do cartunista em desenhos tridimensionais articulados, capazes de qualquer movimento e expressão. Na cabine de locução, Chico dava voz aos personagens, com entonações inusitadas e criativas.

Charge de Chico Caruso sobre o caso Juruna, Jornal da Globo, 03/10/1983.

Charge de Chico Caruso sobre o caso Juruna, Jornal da Globo, 03/10/1983.

Cartum de Chico Caruso sobre o presidente José Sarney, Jornal da Globo, 10/03/1986.

Cartum de Chico Caruso sobre o presidente José Sarney, Jornal da Globo, 10/03/1986.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)