Por Memória Globo


Nos anos 1980, o departamento de arte da Rede Globo não trabalhava com computador. As ilustrações dos acontecimentos que iam ao ar no Jornal da Globo eram desenhadas à mão. Com o prazo exíguo para se preparar o material, muitas vezes os desenhos saíam molhados da sala do ilustrador e precisavam do uso de secador para serem entregues e exibidos no ar.

Leilane Neubarth levou algumas novidades para a bancada do Jornal da Globo quando estreou como apresentadora, em 1983. Primeiro foram os diversos modelos de óculos usados pela jornalista, que logo chamaram a atenção. Em seguida, Leilane dispensou a escova, comum para padronizar o visual, e passou a usar o cabelo natural, sendo uma das primeiras apresentadoras a adotar este estilo. Na época, o cabelo rebelde era associado à ousadia.

William Waack foi esportista e é piloto de avião. De acordo com o editor-chefe Jorge Sacramento, o telejornal se tornou uma referência em cobertura aérea pelo vasto conhecimento do apresentador. “Sou obrigado a ter conhecimento do setor em relação aos regulamentos e uma série de conhecimentos técnicos que normalmente não são exigidos de um jornalista. Então, qualquer coisa que envolve avião é muito mais fácil pra eu entender o que está acontecendo”, conta William Waack ao Memória Globo.

A rotina da equipe do Jornal da Globo começa na reunião de pauta, às 16h30, quando os editores falam por videoconferência com as principais praças e estabelecem um cardápio de notícias. Logo depois, é realizado um pré-espelho, que sofre alterações ao longo do processo. Durante o dia, as reportagens começam a chegar e são trabalhadas.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)