Por Memória Globo

Arte/Memória Globo

Monalisa Perrone no 'Hora 1', 2014 — Foto: Zé Paulo Cardeal/Globo

De sua estreia até 2021, o ‘Hora 1’ usava um cenário próprio, que não era compartilhado com os telejornais locais ou de rede de São Paulo. No mesmo estúdio, era gravado o ‘Mais Você’. A abertura do telejornal também seguiu sem alterações até a estreia do novo cenário.

Abertura do telejornal ‘Hora 1’ (01 de dezembro de 2014 a 02 de julho de 2021)

Abertura do telejornal ‘Hora 1’ (01 de dezembro de 2014 a 02 de julho de 2021)

A partir de 05 de julho de 2021, o ‘Hora 1’ passou a ser exibido em um novo cenário, mais moderno, amplo, interativo e integrado à redação do jornalismo da Globo em São Paulo. O mesmo cenário era usado pelo ‘Jornal da Globo’ e pelo ‘Jornal Hoje’. Para diferenciá-los, havia algumas adaptações nas trocas de telejornais. No caso do ‘Hora 1’, a equipe de Arte baseou o design nas cores laranja, amarelo, cinza e branco para passar a ideia do “despertar”.

Roberto Kovalick na estreia do cenário novo do 'Hora 1', 2021. — Foto: Globo/Mauricio Fidalgo

Outra novidade foi o aumento da interação com o público, em tempo real. As demandas do telespectador passaram a chegar pela hashtag #hora1 nas redes sociais e por meio de um número de celular, assim como já acontecia nos jornais locais. A ideia era que o telespectador participasse da produção do telejornal, enviando vídeos e colaborando com informações no começo do dia.

Roberto Kovalick mostra detalhes do novo cenário e também fala sobre a sua rotina de trabalho no jornal. ‘Hora 1’, 05/07/2021

Roberto Kovalick mostra detalhes do novo cenário e também fala sobre a sua rotina de trabalho no jornal. ‘Hora 1’, 05/07/2021

Para o quadro da previsão do tempo, criou-se um púlpito, e Jacqueline Brazil passou a usar um tablet para acessar e movimentar os mapas.

Abertura do telejornal ‘Hora 1’ (a partir de 05 de julho de 2021)

Abertura do telejornal ‘Hora 1’ (a partir de 05 de julho de 2021)

No dia 13 de março de 2024, mais uma grande mudança no visual do telejornal, mas sem alterações na abertura. ‘O ‘Hora 1’, o ‘Jornal Hoje’ e o ‘Jornal da Globo’ ganharam um cenário com ainda mais possibilidades tecnológicas a serviço da informação. As mudanças começaram a ser percebidas no dia 12, no ‘Jornal da Globo’ e, na quarta-feira, dia 13, no ‘Hora 1’ e no ‘Jornal Hoje’. O novo cenário trouxe uma mega tela de LED transparente que passou a ocupar quase todo o estúdio e permitir, através da tecnologia, uma maior interação dos apresentadores Roberto Kovalick, César Tralli e Renata Lo Prete com as notícias de seus respectivos telejornais.

‘Hora 1’ estreia novo cenário. ‘Hora 1’, 13/03/2024

‘Hora 1’ estreia novo cenário. ‘Hora 1’, 13/03/2024

Com aproximadamente 15 metros de largura e 2,70 metros de altura, o painel curvo é uma evolução do formato anterior dos noticiários e passou a permitir que elementos virtuais extrapolem a tela e apareçam em qualquer lugar do cenário. O painel de LED é personalizável e permite atender ao ‘Hora 1’, ‘Jornal Hoje’ e ‘Jornal da Globo’. Os cenários são alterados mudando o grafismo do LED, que possui controle de iluminação para dar maior ou menor visibilidade à redação que fica atrás. Os noticiários também se diferenciam com jogos de luzes e projeções que criam um ambiente diferente para cada um deles.

O estúdio permite o uso de Inteligência Artificial. Uma câmera com IA integrada foi treinada para identificar ações pré-programadas de comando dos apresentadores para inserção de elementos de Realidade Aumentada (RA) no cenário. Desta forma, ao detectar tais ações nos movimentos dos âncoras, a câmera aciona os elementos de RA de forma automática e sincronizada, levando essa experiência ao público. Fernando Alonso, diretor do departamento de Pós-Produção & Design da Globo, explicou, em matéria do g1 do dia 13 de março, que a proposta da criação de um ambiente interativo é uma forma de trazer uma nova narrativa ao jornalismo, mais imersiva e moderna, ampliando a proximidade do público através de novos elementos que se conectam com a história.

O apresentador do Tempo Marcelo Pereira fala sobre a chegada da primavera e, para isso, conta com a ajuda do cenário para mostrar a beleza da estação. ‘Hora 1’, 20/09/2024.

O apresentador do Tempo Marcelo Pereira fala sobre a chegada da primavera e, para isso, conta com a ajuda do cenário para mostrar a beleza da estação. ‘Hora 1’, 20/09/2024.

As novas ferramentas permitem que os apresentadores utilizem toda extensão da nova tela para interagir com repórteres, ao mesmo tempo em que apresentam gráficos, mapas ou quaisquer outros elementos que sejam importantes para a compreensão da notícia.

Previsão do tempo no novo cenário. ‘Hora 1', 13/03/2024.

Previsão do tempo no novo cenário. ‘Hora 1', 13/03/2024.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)