Por Memória Globo

Em 2011, Drauzio Varella assumiu uma cruzada contra o cigarro. Na série 'Brasil Sem Cigarro', exibida entre 13 de novembro e 11 de dezembro daquele ano, o médico acompanhou o dia a dia de três fumantes que tentavam parar de fumar, mostrando suas maiores dificuldades e o que fazer para superá-las. Os personagens da série foram selecionados pelo site do 'Fantástico'.

Primeiro episódio da série ‘Brasil Sem Cigarro’, em que o médico Drauzio Varella mostra os problemas causados pelo o vício em nicotina e dá dicas para quem quer parar de fumar. ‘Fantástico’, 06/11/2011

Primeiro episódio da série ‘Brasil Sem Cigarro’, em que o médico Drauzio Varella mostra os problemas causados pelo o vício em nicotina e dá dicas para quem quer parar de fumar. ‘Fantástico’, 06/11/2011

O 'Fantástico', em parceria com o SESC – Serviço Social do Comércio – e com o INCA – Instituto Nacional do Câncer, promoveu também eventos populares abertos ao público, com a participação do doutor Drauzio e dos apresentadores do programa. Cerca de 35 mil pessoas participaram dos eventos 'Brasil Sem Cigarro', que passaram por dez estados brasileiros. A campanha trouxe em cada edição dicas importantes para encarar o desafio de parar de fumar e os participantes tiveram a possibilidade de fazer exames gratuitos.

A campanha ‘Brasil Sem Cigarro’ promove eventos em Belém e Recife. ‘Fantástico’, 04/12/2011.

A campanha ‘Brasil Sem Cigarro’ promove eventos em Belém e Recife. ‘Fantástico’, 04/12/2011.

No encerramento da série, os três personagens - Carlos, Camila e Cristiane - se encontraram com o doutor Drauzio para fazer um balanço de suas participações. Os benefícios de parar de fumar eram evidentes. Camila, por exemplo, que antes do programa estava com a voz e o fôlego comprometidos por causa do cigarro, pôde cantar ao lado de seus ídolos, Chitãozinho & Xororó.

No último episódio da série ‘Brasil Sem Cigarro’, Carlos, Camila e Cristiane fizeram um balanço de todo o processo e falaram dos benefícios que sentiam após terem conseguido parar de fumar.  ‘Fantástico’, 11/12/2011.

No último episódio da série ‘Brasil Sem Cigarro’, Carlos, Camila e Cristiane fizeram um balanço de todo o processo e falaram dos benefícios que sentiam após terem conseguido parar de fumar. ‘Fantástico’, 11/12/2011.

Participaram: Calu Trevizani e Luiz Ferraz (direção de externa); Daniel Turrini e Fernando Henna (edição de som e mixagem); Fernanda Fiani, Flavio Fernandes e Marcos Silva (arte); Vinicius Prado (edição); Renata Chiara (produção); Carol Scalice (coordenação de produção); Fábio Montanari (roteiro); Eduardo Piagge e Paulo Zero (direção de fotografia); Gustavo Mello (direção).

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)