Por Memória Globo

Acervo/Globo

Conceitos de filosofia traduzidos, na tela, por meio de metáforas simples. O quadro 'Ser ou Não Ser' estreou em 17 de julho de 2005 na tentativa de popularizar essa área do conhecimento. A apresentação foi feita pela psicóloga e doutora em Filosofia Viviane Mosé. O quadro foi exibido, em períodos intermitentes, até 12 de novembro de 2006.

Em episódios de oito a dez minutos, ela aparecia como uma repórter, apresentando ao telespectador personagens e situações diversas que ilustravam as ideias discutidas a cada semana.

Para explicar o conceito aristotélico de que o pensamento nasce da perplexidade – que, por sua vez, levaria o homem ao questionamento –, Viviane Mosé contou a trajetória de um imigrante da Paraíba logo na estreia, no episódio 'A Vontade de Mudar'. Ele chegava a São Paulo pela primeira vez e se assustava com a imponência da metrópole.

Já para abordar a ideia do dramaturgo Sófocles de que o homem é impotente diante do destino, Viviane Mosé, no episódio do dia 31 de julho de 2005, identificou características da tragédia grega nos dias atuais, como a de um homem que cumprira 20 anos de cadeia sem nunca ter sabido o motivo.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)