Conceitos de filosofia traduzidos, na tela, por meio de metáforas simples. O quadro 'Ser ou Não Ser' estreou em 17 de julho de 2005 na tentativa de popularizar essa área do conhecimento. A apresentação foi feita pela psicóloga e doutora em Filosofia Viviane Mosé. O quadro foi exibido, em períodos intermitentes, até 12 de novembro de 2006.
Em episódios de oito a dez minutos, ela aparecia como uma repórter, apresentando ao telespectador personagens e situações diversas que ilustravam as ideias discutidas a cada semana.
Para explicar o conceito aristotélico de que o pensamento nasce da perplexidade – que, por sua vez, levaria o homem ao questionamento –, Viviane Mosé contou a trajetória de um imigrante da Paraíba logo na estreia, no episódio 'A Vontade de Mudar'. Ele chegava a São Paulo pela primeira vez e se assustava com a imponência da metrópole.
Já para abordar a ideia do dramaturgo Sófocles de que o homem é impotente diante do destino, Viviane Mosé, no episódio do dia 31 de julho de 2005, identificou características da tragédia grega nos dias atuais, como a de um homem que cumprira 20 anos de cadeia sem nunca ter sabido o motivo.