Por Memória Globo

De 10 de abril a 16 de outubro de 1994, Regina Casé marcou presença no 'Fantástico', com o quadro 'Na Geral', escrito por Hermano Vianna e dirigido por Belisário França. O quadro foi uma espécie de embrião do 'Brasil Legal', programa que estreou no final daquele ano, abordando com um humor peculiar aspectos interessantes da cultura e da sociedade brasileira.

Estreia do quadro 'Na Geral', com Regina Casé, com reportagem sobre a vida no mangue em Recife e entrevista com o grupo Chico Science e Nação Zumbi, 'Fantástico', 10/04/1994.

Estreia do quadro 'Na Geral', com Regina Casé, com reportagem sobre a vida no mangue em Recife e entrevista com o grupo Chico Science e Nação Zumbi, 'Fantástico', 10/04/1994.

Em 'Na Geral', Regina Casé ia às ruas para tratar de assuntos aparentemente díspares, e muitas vezes complexos, com uma linguagem leve e divertida. Na primeira edição do quadro, por exemplo, a atriz apresentou ao grande público os pernambucanos Chico Science e Nação Zumbi. A banda era um dos expoentes de um movimento apelidado pela imprensa de mangue beat, formado por músicos que misturavam gêneros musicais tradicionais do Recife, como o maracatu e o coco, com música pop moderna. Regina Casé acompanhou Chico Science em uma visita às rodas de maracatu em Olinda e conversou com o músico sobre as teorias do Caos e dos Fractais.

A regra era misturar referências. Em 10 de outubro, para tratar da diferença entre homens e mulheres, a atriz entrevistou o compositor Dorival Caymmi, a escritora Rachel de Queiroz e a banda pop Mulheres Que Dizem Sim.

Ao longo da carreira, Regina ainda faria várias outros quadros no 'Fantástico', como 'Minha Periferia'.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)