Por Memória Globo

Acervo/Globo

Em 2006, Regina Casé concebeu com o antropólogo Hermano Vianna e o diretor Guel Arraes o programa de variedades 'Central da Periferia', exibido na TV Globo entre abril e dezembro do mesmo ano. A atração abria espaço para talentos de comunidades carentes e discutia a relação entre as produções culturais do centro e da periferia do Brasil. O programa era exibido nos primeiros sábados de cada mês, mas seus realizadores sentiram necessidade de uma versão semanal.

Nasceu, então, o 'Minha Periferia', quadro do 'Fantástico' no qual Regina Casé viajava pelo país para encontrar personagens que representassem culturalmente as comunidades em que foram criados. Na estreia, estava o ator Thiago Martins, criado na favela do Vidigal, no Rio de Janeiro. O programa também contou com a presença do cantor Luiz Melodia, que acompanhou a apresentadora em um passeio pelo Morro de São Carlos, no Rio de Janeiro; e o surfista João Carlos Fera, instrutor da Escola de Surf beneficente de Titanzinho, na periferia de Fortaleza. 'Minha Periferia' foi ao ar de 9 de abril a 31 de dezembro de 2006.

Estreia do quadro 'Minha Periferia', com apresentação de Regina Casé e participação do ator Thiago Martins, criado na favela do Vidigal, no Rio de Janeiro. 'Fantástico', 09/04/2006.

Estreia do quadro 'Minha Periferia', com apresentação de Regina Casé e participação do ator Thiago Martins, criado na favela do Vidigal, no Rio de Janeiro. 'Fantástico', 09/04/2006.

Em entrevista ao Memória Globo, Regina Casé destacou: "O 'Minha Periferia' era muito emocionante, porque aquela pessoa não tinha o olhar comprometido e preconceituoso. Ela nasceu ali, então, naturalmente, mostrava assim: 'Olha, que legal isso. Olha essa pessoa, que bacana...'. Então, não precisava nem eu ter aquela preocupação de pautar e roteirizar coisas positivas. Acontecia e sempre era emocionante".

Minha Periferia é o Mundo

Entre 9 de setembro e 23 de dezembro de 2007, o 'Fantástico' apresentou o quadro 'Minha Periferia é o Mundo', com reportagens realizadas por Regina Casé mostrando a produção cultural na periferia de grandes centros urbanos fora do Brasil, como Cidade do México, Angola e os subúrbios de Paris.

Regina Casé relembra o programa 'Minha Periferia é o Mundo'. 'Esquenta!', 16/11/2014 .

Regina Casé relembra o programa 'Minha Periferia é o Mundo'. 'Esquenta!', 16/11/2014 .

Regina Casé tinha viajado para Moçambique, a convite de uma televisão local, para gravar episódios de 'Um Pé de Quê?', exibido no Canal Futura. Durante a viagem, descobriu áreas totalmente apartadas da cidade, consideradas muito perigosas, e que precisavam ser mostradas. Foi quando surgiu a ideia do quadro 'Minha Periferia é o Mundo'. Regina Casé conta que a ideia inicial era fazer um programa em Moçambique apenas, mas a equipe viu o potencial de explorar periferias em outros países. "A primeira parte era só Moçambique, foi toda feita sem ninguém saber. A gente estava fazendo na hora do almoço, ou depois do expediente. Mas foi tão bacana que a gente ficou com vontade de fazer nos outros países. (...) A gente escolheu um país bem rico, a França, um país bem pobre (...), Angola. E um país parecido com a gente de tamanho, de grana, o México. Foi uma experiência maravilhosa, ampliou meus horizontes, minha maneira de ver o mundo", conta a apresentadora.

Lan House

Em 2008, a equipe de produção do 'Central da Periferia' emplacou outro quadro no 'Fantástico'. O ''Lan House' mostrou o impacto da internet e das novas tecnologias digitais na periferia brasileira e a importância das lan houses – estabelecimentos comerciais que provêm acesso à internet – nesse contexto. 'Lan House' foi exibido de 16 de novembro a 21 de dezembro de 2008.

"Quando a gente ia para qualquer favela fazer 'Minha Periferia' ou 'Central da Periferia', ou uma matéria sobre criança ou adolescente, eu ficava impressionada: 'Cadê o fulaninho que eu vou entrevistar?'; 'Está na Lan House.' 'Cadê a fulaninha?'; 'Está na Lan House.' Eu via que aquilo era o clube, era a igreja. Todo mundo estava descobrindo a internet", lembra Regina Casé.

Estreia do quadro 'Lan House'. 'Fantástico', 16/11/2008

Estreia do quadro 'Lan House'. 'Fantástico', 16/11/2008

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)