No início, apresentou um monólogo, com texto assinado pelo humorista Marcos César, que era dividido em quatro partes – ele interrompia a história para chamar uma reportagem ou outros quadros do programa. Chico contava as aventuras de um personagem criado especialmente para o 'Fantástico' e que se tornaria uma das suas criações mais populares: o malandro Azambuja.
"O primeiro 'Fantástico' tinha um slide que dizia assim: 'A Rede Globo apresenta Chico Anysio e Marília Pêra em 'Fantástico, o Show da Vida'. Eu fiz o 'Fantástico' 16 anos. Uma das frases que eu mais ouvi na minha vida foi: 'Só vejo o 'Fantástico' por causa de você'", lembra Chico Anysio em entrevista ao Memória Globo.
Chico Anysio fez parte do 'Fantástico' por 16 anos. 'Fantástico', 25/03/2012
Carioca da gema, bom de papo e sempre disposto a passar a perna nos incautos, Azambuja fez tanto sucesso que, em 1975, ganhou seu próprio programa, 'Azambuja & Cia.', que ia ao ar uma vez por mês, às segundas-feiras, com todos os personagens que habitavam o universo dos casos contados por Chico Anysio no 'Fantástico'.
O humorista continuou apresentando um monólogo no programa, mas agora em uma só parte, falando de assuntos variados. O gesto peculiar com o qual costumava encerrar sua participação – um movimento com a mão estendida em direção à câmera como se ele a puxasse para si – acabou se tornando a marca registrada do quadro.
O humorista Chico Anysio conta as aventuras do malandro Azambuja em seu quadro no 'Fantástico', 24/02/1974.
Chico Anysio ainda voltaria ao 'Fantástico' em mais duas ocasiões: no quadro 'Secretária Eletrônica' (1992), em que comentava recados enviados pelos telespectadores que ligavam para um número de telefone de São Paulo; e em 'Cartão de Visitas' (2003), em que reviveu personagens que criou ao longo de sua carreira, contracenando com atores como Francisco Cuoco, Alexandre Borges e Marcos Palmeira.
Em 2003, Chico Anysio estrelou o quadro 'Cartão de Visitas'. Fantástico', 25/03/2012.