Por Memória Globo

arte/memória globo

O Brasil teve a sua melhor participação na história da competição, até aquele momento. Nos Jogos Olímpicos do Rio de 2016 foram conquistadas sete medalhas de ouro, seis de prata e seis de bronze, ficando o país em 13º lugar no ranking de medalhas.

Um dos grandes destaques do Brasil nos jogos foi o canoísta Isaquias Queiroz, o primeiro atleta brasileiro a conquistar três pódios na mesma edição olímpica. Ele ganhou duas medalhas de pratas e uma de bronze.

Isaquias celebra a vitória na canoagem de velocidade, no Rio — Foto: Agência O Globo

No salto com vara, Thiago Braz superou todas as suas marcas e pulou 6,03m, conquistando o ouro e desbancando o favorito, o francês Renaud Lavillenie.

Thiago Braz conquista o ouro no salto com vara (2016) — Foto: Agência O Globo

No judô, esporte que sempre rendeu medalhas para o Brasil, a consagração veio para Rafaela Silva, ouro na categoria até 57 quilos.

Rafaela Silva posa com a medalha de ouro, nas Olimpíadas do Rio — Foto: Agência O Globo

O boxeador Robson Conceição conseguiu um ouro inédito para o Brasil. O baiano derrotou o francês Sofiane Oumiha na final do peso ligeiro (até 60 quilos).

Um dia dourado: relembre a conquista de Robson Conceição na Rio 2016. Esporte Espetacular, 12/02/2017

Um dia dourado: relembre a conquista de Robson Conceição na Rio 2016. Esporte Espetacular, 12/02/2017

Nos esportes coletivos, duas conquistas históricas para o Brasil na Rio 2016. O vôlei masculino, depois de um início ruim na fase classificatória, conseguiu se recuperar e chegou à final batendo a Itália por 3 x 0 e conquistando o ouro, o terceiro do país na modalidade em Olimpíadas.

Brasil tricampeão olímpico de vôlei nas Olimpíadas do Rio. Fantástico, 21/08/2016

Brasil tricampeão olímpico de vôlei nas Olimpíadas do Rio. Fantástico, 21/08/2016

No futebol masculino, o ouro inédito tão sonhado chegou depois de uma dramática final contra a Alemanha no Maracanã: 1 x 1 no tempo normal e na prorrogação levaram a decisão para os pênaltis. A cobrança derradeira foi feita por Neymar que garantiu a conquista inédita para o Brasil.

Houve também medalha de prata com gostinho de ouro. Em sua terceira Olimpíada, Diego Hypolito lavou a alma, colocou no passado as quedas de Pequim 2008 e Londres 2012. Foi ovacionado pela torcida ao conquistar a segunda colocação no solo. Foi um belo pódio, com direito ao brasileiro Arthur Nory na terceira posição. O ouro ficou com o britânico Max Whitlock.

Arthur Nory, medalha de bronze, e Diego Hypolito, com a prata, abraçam o britânico Max Whitlock, que levou o ouro no solo de ginástica na Rio 2016 — Foto: Marcelo Carnaval/Agência O Globo

Mais do memoriaglobo
Canções que marcaram gerações

Programa especial de fim de ano de Roberto Carlos.

Os 50 anos do Roberto Carlos Especial  - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)