Memoria Globo

O Brasil estreou contra Venezuela em 27 de julho, em Córdoba, Argentina, e venceu por cinco a zero. Os gols foram de Romário, Edu Marangon, Nelsinho, Careca e Zdenko Morovic (contra). Em entrevista ao repórter Luís Fernando Lima para Jornal da Globo, o Rei Pelé elogiou o desempenho brasileiro e lembrou que o time deveria, ainda, arrumar um espaço para Zico, que estava contundido e sem condições de jogo.

Apesar da vitória expressiva contra o adversário na primeira parida, a seleção brasileira foi mal no segundo jogo, contra o Chile. Em duelo protagonizado em 3 de julho, o time de Carlos Alberto Silva foi goleado por quatro a zero. Os gols chilenos foram de Letelier (2) e Ivo Alexis Basay Hatibovic (2).

Nelsinho foi expulso e o Brasil acabou em inferioridade numérica em campo. O resultado eliminou o Brasil da competição e habilitou o Chile a enfrentar a Colômbia na semifinal. Na volta dos brasileiros da Argentina, o repórter Roberto Thomé foi ao aeroporto conversar com os atletas e questioná-los sobre os motivos do desempenho ruim no jogo contra o Chile. Em poucas palavras, apenas Careca e Julio César comentaram a partida. 

SELEÇÃO BRASILEIRACarlos (goleiro), Josimar (lateral-direito), Geraldão (zagueiro), Ricardo Rocha (zagueiro), Douglas (volante), Nelsinho (lateral-esquerdo), Müller (atacante), Raí (meia), Careca (atacante), Edu Marangon (meia), Valdo (meia), Zé Carlos (goleiro), Jorginho (lateral-direito), Ricardo Gomes (zagueiro), Júlio César (meia), Dunga (volante), Edu Manga (meia), Silas (lateral-esquerdo), Romário (atacante), Mirandinha (atacante), João Paulo (atacante), Régis (goleiro), Carlos Alberto Silva (Treinador).

Mais do memoriaglobo
Canções que marcaram gerações

Programa especial de fim de ano de Roberto Carlos.

Os 50 anos do Roberto Carlos Especial  - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)