O Brasil estreou contra Venezuela em 27 de julho, em Córdoba, Argentina, e venceu por cinco a zero. Os gols foram de Romário, Edu Marangon, Nelsinho, Careca e Zdenko Morovic (contra). Em entrevista ao repórter Luís Fernando Lima para Jornal da Globo, o Rei Pelé elogiou o desempenho brasileiro e lembrou que o time deveria, ainda, arrumar um espaço para Zico, que estava contundido e sem condições de jogo.
Apesar da vitória expressiva contra o adversário na primeira parida, a seleção brasileira foi mal no segundo jogo, contra o Chile. Em duelo protagonizado em 3 de julho, o time de Carlos Alberto Silva foi goleado por quatro a zero. Os gols chilenos foram de Letelier (2) e Ivo Alexis Basay Hatibovic (2).
Nelsinho foi expulso e o Brasil acabou em inferioridade numérica em campo. O resultado eliminou o Brasil da competição e habilitou o Chile a enfrentar a Colômbia na semifinal. Na volta dos brasileiros da Argentina, o repórter Roberto Thomé foi ao aeroporto conversar com os atletas e questioná-los sobre os motivos do desempenho ruim no jogo contra o Chile. Em poucas palavras, apenas Careca e Julio César comentaram a partida.
SELEÇÃO BRASILEIRACarlos (goleiro), Josimar (lateral-direito), Geraldão (zagueiro), Ricardo Rocha (zagueiro), Douglas (volante), Nelsinho (lateral-esquerdo), Müller (atacante), Raí (meia), Careca (atacante), Edu Marangon (meia), Valdo (meia), Zé Carlos (goleiro), Jorginho (lateral-direito), Ricardo Gomes (zagueiro), Júlio César (meia), Dunga (volante), Edu Manga (meia), Silas (lateral-esquerdo), Romário (atacante), Mirandinha (atacante), João Paulo (atacante), Régis (goleiro), Carlos Alberto Silva (Treinador).