EMMY
Na noite do dia 23 de novembro de 2015, a Globo foi duplamente premiada durante a 43ª edição do Emmy Internacional, em Nova York. Doce de Mãe conquistou a estatueta de Melhor Comédia e Império venceu na categoria Melhor Novela. Em 2013, Fernanda Montenegro recebeu o Emmy de Melhor Atriz pelo papel de Dona Picucha no especial Doce de Mãe.
Galeria de fotos BASTIDORES
A trama se passa em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, para onde a equipe viajou e gravou as externas.
FIGURINO E CARACTERIZAÇÃO
O figurino de Picucha (Fernanda Montenegro) é tradicional. Ela usa blusa, casaquinhos e saia abaixo do joelho. Mas também é moderna, gosta de tênis e fones de ouvido. Adora escutar clássicos da música brasileira. Para viver a personagem, a atriz assumiu os cabelos brancos.
O ator Daniel de Oliveira sofreu algumas mudanças na caracterização de seu personagem desde sua aparição no especial Doce de Mãe em 2012. Para interpretar Jesus, ele ganhou um novo corte de cabelo, diminuiu a barba e mudou as roupas. “Antes ele estava bem largadão. Agora usa cores pastéis e tons neutros. A gente fica brincando que ele está mais jogador de golfe”, diz.
CENOGRAFIA E ARTE
A decoração do bar de Fernando (Matheus Nachtergaele) apostava em elementos divertidos e cores vivas. As luminárias eram coloridas e havia uma mistura de objetos antigos e novos como vitrolas, um busto de cerâmica do cartola, um rádio antigo, entre outros. Na parede, pôsteres de esportes e times de futebol que também se misturavam com fotos de corpos de modelos sarados.
Ao contrário do colorido do bar do irmão, a casa de Silvio (Marco Ricca) e da ex-mulher Florinha (Áurea Baptista) era clean. O ambiente era composto por móveis claros, detalhes em madeira e revestimentos diferentes nas paredes. Na sala, o único móvel com tom mais escuro era o sofá: grande, cinza, com um design inovador e confortável.
A casa de Elaine (Louise Cardoso) ficava no interior da cidade. Era um ambiente acolhedor e com móveis de madeira. O apartamento de Picucha (Fernanda Montenegro) também tinha móveis de madeira e quadros pendurados pelas paredes. Um ambiente aconchegante, como um típico apartamento de avó.
TRILHA SONORA
Além da abertura ao som de “Mamãe” na voz de Mauricio Nader, o seriado traz canções como “Besame Mucho”, interpretada por Kenny G e “Não se esqueça de mim”, de Roberto e Erasmo Carlos. Doce de Mãe também tem clássicos da música popular brasileira como “Tropicana”, de Alceu Valença, “Rumo dos ventos”, de Paulinho da Viola, e “O Vento”, de Dorival Caymmi. A versão em português da música “Smile”, eternizada por Charles Chaplin, também faz parte da trilha.