Por Memória Globo

No seriado de 2014, a família de dona Picucha ganha mais uma integrante. É Isaurinha (Letícia Sampaio), filha de Suzana e Jesus (Daniel de Oliveira), ex-mendigo e brilhante aluno do falecido Fortunato (Francisco Cuoco). Outra novidade é o aparecimento de Rosalinda Bauer (Drica Moraes) na vida da família Souza. Dona Picucha crê que ela seja filha de seu falecido marido.

Apesar de ter a família sempre ao lado, Picucha acredita que não pode mais viver sozinha. Sem noção de horário e dos perigos da cidade, ela abre a casa à noite para o advogado do ex-marido e assina a venda de um terreno de Fortunato. Os filhos descobrem e ficam preocupados com a imprudência e a ingenuidade da mãe. Apavoram-se mais ainda ao saberem que ela dormiu na banheira lendo e secou o livro no micro-ondas.

Para não incomodar os filhos, a viúva decide morar em um asilo e avisa a família. Após remexer o armário de casa, Picucha desconfia que o marido teve uma filha fora do casamento com uma antiga empregada. As evidências são os recibos mensais, sempre com o mesmo valor, de um curso de medicina em nome de Rosalinda Bauer. O único que sabe do segredo é Jesus (Daniel de Oliveira). Ela pede a ajuda do genro e acha a moça trabalhando no hospital da cidade. A médica passa por dificuldades financeiras e Picucha resolve ajudar. Aluga o apartamento dela para Rosa, como Rosalinda é carinhosamente chamada, por um valor irrisório.

Fernanda Montenegro, Mariana Lima, Letícia Sampaio e Daniel de Oliveira em Doce de Mãe, 2013. — Foto: Fábio Rebelo/Globo.

FORA DE CASA

Irene Brietzke, Camila Amado, Fernanda Montenegro e Emiliano Queiroz em Doce de Mãe, 2013. — Foto: Alex Carvalho/Globo.

Picucha (Fernanda Montenegro) encontra uma clínica geriátrica que não parece com um asilo. Lá, conhece Alfredinho (Emiliano Queiroz), Dora (Camila Amado) e Carlinda (Irene Brietzke). Ela anima o ambiente com partidas de pôquer e outros jogos.

A viúva presenteia a filha Suzana (Mariana Lima) e o genro Jesus (Daniel de Oliveira) com um cheque de R$1.000. O dinheiro, oriundo do pôquer, é um presente de lua-de-mel para o casal que deixa a filha Isaurinha (Letícia Sampaio) aos cuidados dos irmãos. Ninguém consegue cuidar do bebê e Fernando (Matheus Nachtergaele) repassa a responsabilidade para a mãe. Mas a decisão se transforma em um caos. Picucha sai para comprar objetos para uma peça de teatro no asilo e esquece o neném na loja.

Ao perceber que o tempo está passando e ela ficando mais velha, Picucha pede para ficar perto dos filhos. Os quatro tiram a sorte no jogo e quem fica com a mãe é Silvio (Marco Ricca).

Cena em que, após um esquecimento de Picucha (Fernanda Montenegro) quase ocasionar um incêndio, Sílvio (Marco Ricca), Elaine (Louise Cardoso) e Suzana (Mariana Lima) disputam na sorte quem fica com a mãe.

Cena em que, após um esquecimento de Picucha (Fernanda Montenegro) quase ocasionar um incêndio, Sílvio (Marco Ricca), Elaine (Louise Cardoso) e Suzana (Mariana Lima) disputam na sorte quem fica com a mãe.

VELHAS S.A

Picucha (Fernanda Montenegro) vai morar na casa de Silvio (Marco Ricca) ao mesmo tempo em que ele descobre que a empresa onde trabalha foi fechada por irregularidades. Para poupar a família de preocupações, Silvio mantém a demissão em segredo, mas Picucha descobre a situação do filho e decide ajudá-lo. Com a parceria dos amigos da casa geriátrica, ela funda a “Velhas S.A. – Trabalho na Terceira Idade”, uma empresa que usurpava direitos de idosos, como filas preferenciais e vagas prioritárias, para beneficiar pessoas abaixo de 60 anos em troca de alguns trocados. Ao descobrir as façanhas da mãe e a alta lucratividade do negócio, Silvio ingressa na empresa. Porém, Picucha suspende as atividades ilícitas. Ela está cansada e quer preservar a saúde de seus amigos. A viúva propõe que o filho mude o ramo da empresa e surge o “Velhas S.A. – Lazer na Terceira Idade”, que oferece passeios e excursões para idosos. O primeiro programa é o concerto de Bibi Ferreira.

Louise Cardoso e Fernanda Montenegro em Doce de Mãe. — Foto: Fabio Rebelo/Globo

PICUCHA ON LINE

Agora é a vez de Elaine (Louise Cardoso) receber a mãe em casa. Picucha (Fernanda Montenegro) e os netos estão imersos na internet: só querem saber de aplicativos, jogos e conversas online. Carolina (Elisa Volpato), mesmo no quarto ao lado, só conversa com a avó pelo computador. Empolgada com as relações virtuais, Picucha faz novos amigos e até convida um desconhecido para almoçar na casa da filha.

A viúva ainda decide vender seu apartamento, mas não consegue em função de um outdoor de suco de laranja que atrapalha a vista. Ela organiza a vizinhança para um flashmob contra os Sucos Juice. Todos aderem à causa, inclusive o feirante Toninho (Francisco Cuoco), o irmão gêmeo de seu falecido marido.

Recém-chegado à cidade, Toninho ensaia uma música para puxar a manifestação. Lenir (Barbara Borgga), Rosa (Drica Moraes), Suzana e Elaine (Louise Cardoso) contribuem com uma coreografia e, juntos, todos fazem coro contra a poluição visual do anúncio. Por fim, Picucha pede para o neto fazer um desenho no anúncio e decide vender o apartamento sob a condição de continuar morando nele enquanto estiver viva.

TANGO DA MÃE

Mariana Lima, Louise Cardoso, Barbara Borgga, Drica Moraes e Fernanda Montenegro em Doce de Mãe. — Foto: Estevam Avellar/Globo

É noite de baile na clínica geriátrica e Picucha (Fernanda Montenegro) quer rever os amigos. Ela vê uma amiga dançando com um professor de tango, o Jamón (Fabricio Belsoff). A viúva se entusiasma e marca a primeira aula particular na sala da casa de Suzana (Mariana Lima), mas descobre que o rapaz também é garoto de programa. Jesus (Daniel de Oliveira) salva a sogra com uma panelada na cabeça do dançarino.

Esclarecida a situação, Picucha aproveita o horário agendado para aprender alguns passos de tango com o dançarino. Ela sugere que Elaine (Louise Cardoso) também tenha aulas, mas a filha repassa as aulas para Carolina (Elisa Volpatto), que começa a namorar Jamón.

PORTA-RETRATO

Há anos, Picucha (Fernanda Montenegro) faz a tradicional foto da família no dia de seu aniversário de casamento. Desta vez, a viúva decide incluir amigos, genros e nora para justificar a presença de Rosa (Drica Moraes).

Rosa (Drica Moraes) e Silvio passam a demonstrar um interesse mútuo. Silvio tinha acabado de terminar o casamento de 20 anos depois de descobrir que a mulher o traía com o primo. Rosa e Silvio não desconfiam de um possível parentesco entre eles e combinam um encontro. Ao ver as fotos da família reunida, Picucha descobre que os dois estão enamorados. A viúva teme que eles possam ser irmãos e revela ao filho suas suspeitas sobre Rosa. Silvio desiste do encontro.

NOSSO AMOR É FOGO

Sem noção dos gastos com a casa, Picucha (Fernanda Montenegro) decide comprar um fogão luxuoso após assistir na TV a propaganda feita pelo ator Francis Farmer (Lázaro Ramos). A situação passa a ficar complicada quando os juros das compras comprometem o orçamento da viúva. Ou seja, Picucha gasta mais do que ganha. Sem se abalar, a nova consumidora compulsiva encontra a solução para quitar suas dívidas: vender doces de abóbora feitos no novo fogão. O negócio dá certo. O que entristece a viúva é a morte de seu amigo Alfredinho (Emiliano Queiroz) no asilo.

Ao recordar a vida que tem levado, Picucha lembra, ao lado da filha Suzana (Mariana Lima), que escreveu um livro de receitas, teve os filhos e ainda plantou a árvore chamada de Carmelita. Agora querem derrubar a árvore que ela plantou aos cinco anos junto com o pai.

Carolina (Elisa Volpatto), neta de Picucha, resolve fazer uma manifestação, mas a viúva decide se desfazer da árvore que pode cair e ferir alguém. Por fim, ela planta outra no lugar de Carmelita e dá o nome de Alfredinho.

Outra novidade de Picucha: ela quer cursar filosofia com a filha Elaine (Louise Cardoso). Mas a viúva leva um susto quando apresenta os documentos para fazer a matrícula. Maria Isabel de Souza, a Picucha, está morta, com direito a certidão de óbito.

Picucha tenta provar o contrário e organiza um falso velório. Tira fotos com os convidados e recolhe assinaturas em um livro de presença para apresentar na faculdade. Julio (Otávio Augusto), irmão de Picucha, aparece para o velório da irmã. Entre os presentes, está também o professor Alberto (Tarcísio Meira Filho), que se encanta por Elaine. O plano dá certo.

Tarcísio Filho e Fernanda Montenegro em Doce de Mãe, 2014. — Foto: João Cotta/Globo.

REVELAÇÕES

Ao ver a foto da família de 1968, Picucha (Fernanda Montenegro) lembra que seu irmão, Julio (Otávio Augusto), foi quem registrou o momento e descobre que ele é o pai de Rosa (Drica Moraes). Ao mesmo tempo, Silvio (Marco Ricca) acha o exame de DNA da médica e descobre que é primo dela. Eles se rendem à paixão, mas ao descobrir que foi enganada, Rosa fica chateada e não perdoa Silvio.

A viúva ainda descobre que o irmão está mal de saúde e decide morar com ele. Para isso, ela finge que está morrendo. Picucha encontra uma caixa de Julio com fotos de vários momentos da filha e conta para Rosa. Julio pede para Silvio uma chance para Rosa. A médica faz as pazes com o pai, que morre deixando a casa de herança para a filha e alguns milhões de dólares para Silvio.

Cena em que Picucha (Fernanda Montenegro) toma um porre em um evento na casa de Lenir (Barbara Borgga) e vai parar no hospital.

Cena em que Picucha (Fernanda Montenegro) toma um porre em um evento na casa de Lenir (Barbara Borgga) e vai parar no hospital.

FIM DA HISTÓRIA

Toda a vida de Picucha (Fernanda Montenegro) está em seu caderno de anotações. Só faltou comprar um piano. Os filhos descobrem que a mãe conheceu Fortunato (Francisco Cuoco) na Copa de 1950. Agora, a viúva acredita que Fortunato “voltará” ao vê-la tocando piano. E, mais uma vez, ela está certa.

O fantasma do marido aparece e Picucha desmaia. O médico diz que ela tem uma grave doença no coração e precisa se submeter a uma cirurgia. Fortunato avisa que veio buscá-la. Silvio (Marco Ricca) recupera o amor de Rosa (Drica Moraes); o restaurante de Fernando (Matheus Nachtergaele) e Roberto (Evandro Soldatelli) dá certo; Elaine (Louise Cardoso) começa a namorar o professor Roberto (Tarcísio Filho) e Suzana (Mariana Lima) e Jesus (Daniel de Oliveira) abrem uma floricultura.

Picucha passa mal e acorda no hospital. A viúva diz para Fortunato que ele vai ter que esperar porque ela ainda quer aprender a tocar samba, a falar italiano e a fazer vatapá. Fortunato diz que não se importa em esperar. Todos terminam vendo o início da Copa do Mundo no Brasil.

Mais do memoriaglobo
Próxima temporada estreia dia 13/01

Reality show exibido desde 2002, a partir de um formato criado pela produtora holandesa Endemol. Durante três meses, participantes são confinados em uma casa e postos à prova. Cada temporada do programa é exibida diariamente durante cerca de dois meses.

Qual seu preferido? Relembre os 24 vencedores do 'Big Brother Brasil' - Foto: (João Cotta/Globo)
Projeto Resgate

Fernanda Montenegro interpreta a filha de Santos Dumont em trama de Lauro César Muniz

'Zazá' estreia no Globoplay - Foto: (Arley Alves/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

Escrita especialmente para Regina Duarte, a novela se baseava na comédia romântica Sabrina Fair, de Samuel Taylor.

Reveja alguns capítulos de 'Carinhoso', com Regina Duarte e Cláudio Marzo - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Originalidade

Beatriz (Gloria Pires), Inês (Adriana Esteves) e Regina (Camila Pitanga) são mulheres diferentes que têm suas vidas ligadas ao lidarem com a ambição e o poder.

'Babilônia' está na íntegra no Globoplay - Foto: (Memória Globo)
Televisão brasileira de luto

O ator e diretor Ney Latorraca nasceu em Santos, São Paulo, em 25 de julho de 1944. Estreou na Globo em 1975 na novela Escalada. Se destacou em novelas e programas  humorísticos. Morreu em dezembro de 2024, aos 80 anos.

O adeus a Ney Latorraca: ator morre aos 80 anos  - Foto: (Eduardo França/Globo)
Canções que marcaram gerações

Programa especial de fim de ano de Roberto Carlos.

Os 50 anos do Roberto Carlos Especial  - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)