Por Memória Globo

Acervo/Globo

Beatriz Segall em Vale Tudo, 1988 — Foto: Bazilio Calazans/Globo

ODETE ROITMAN (Beatriz Segall) – Autoritária, forte e, desde a morte do marido, é a presidente do grupo Almeida Roitman. Mora em Paris, tem apartamentos em diversas outras cidades, e odeia o Brasil, para onde só viaja em casos de extrema necessidade. Tem muitos conflitos com a filha Helena (Renata Sorrah), a quem não perdoa por sua fraqueza. Não admite a ideia de que o filho, Afonso (Cássio Gabus Mendes), queira morar no Brasil. Quer escolher parceiros para os dois, pessoas fortes e que tenham grande cumplicidade com ela. Arrogante, manipula a vida dos filhos e humilha os subordinados e todos que estão em posição inferior. Irmã de Celina (Nathalia Timberg) e amante de César (Carlos Alberto Riccelli). Odete é assassinada por Leila (Cassia Kis) nos capítulos finais da novela.

Regina Duarte em Vale Tudo, 1988 — Foto: Acervo/Globo

RAQUEL ACCIOLI (Regina Duarte) – Simpática, franca e comunicativa. Inicialmente muito simples, mas sem qualquer traço de vulgaridade, é a heroína da novela. Nasceu em Foz do Iguaçu, teve um casamento fracassado com Rubinho (Daniel Filho), um pianista adorável mas sonhador, pouco preparado para a vida prática. A filha, Maria de Fátima (Gloria Pires), tinha 11 anos quando Raquel, cansada da insegurança financeira e afetiva, rompeu com o marido e voltou a viver em Foz do Iguaçu. Trabalha como guia de turismo, e tem com a filha o principal conflito da novela: honestidade versus desonestidade. No Rio de Janeiro, apaixona-se por Ivan (Antonio Fagundes), que ela vai disputar com Helena (Renata Sorrah), uma das herdeiras da empresa de aviação TCA. Seu bordão é: “Sangue de Jesus tem poder”.

Gloria Pires em Vale Tudo, 1988 — Foto: Bazilio Calazans/Globo

MARIA DE FÁTIMA (Gloria Pires) – Bonita, sonsa, charmosa, filha de Raquel (Regina Duarte) e Rubinho (Daniel Filho). Jovem ambiciosa e sem escrúpulos, tem um desejo de ascensão social quase doentio. Apaixonada por César (Carlos Alberto Riccelli), um cafajeste ao nível dela. Por interesse, casa-se com Afonso Roitman (Cássio Gabus Mendes).

Renata Sorrah em Vale Tudo, 1988 — Foto: Acervo/Globo

HELENA ROITMAN (Renata Sorrah) – Filha de Odete Roitman (Beatriz Segall) e irmã de Afonso (Cássio Gabus Mendes). Pintora famosa, que não expõe há alguns anos por vir enfrentando uma crise pessoal. Meiga, simpática, bondosa, um pouco frágil e alcoólatra. Ficou um longo tempo internada numa clínica especializada para alcoolismo, com o problema de não poder tomar o primeiro gole. Briga com o ex-marido Marco Aurélio (Reginaldo Faria) pela posse do filho, Tiago (Fábio Villa Verde). Acaba casando com William (Dennis Carvalho), que lhe ajuda a combater o alcoolismo.

Fábio Villa Verde em Vale Tudo, 1988 — Foto: Bazilio Calazans/Globo

TIAGO (Fábio Villa Verde) – Filho de Helena (Renata Sorrah) e Marco Aurélio (Reginaldo Faria), neto de Odete (Beatriz Segall) e amigo de André (Marcello Novaes). Muito frágil, criado por um pai autoritário, não tem a menor autoconfiança. É ajudado por Jarbas (Stepan Nercessian) e Ivan (Antonio Fagundes).

Cássio Gabus Mendes em Vale Tudo, 1988 — Foto: Bazilio Calazans/Globo

AFONSO ROITMAN (Cássio Gabus Mendes) – Filho de Odete Roitman (Beatriz Segall) e irmão de Helena (Renata Sorrah). Engenheiro formado na Inglaterra, com curso posterior de Administração na Harvard Business School, em Boston. Prepara-se para suceder a mãe na direção geral do grupo. Mas, ao contrário dela, detesta morar no exterior, apesar de todas as dificuldades do momento. Envolve-se com Solange (Lídia Brondi) e, depois, Maria de Fátima (Gloria Pires).

Lídia Brondi em Vale Tudo, 1988 — Foto: Bazilio Calazans/Globo

SOLANGE DUPRAT (Lídia Brondi) – Bonita, meiga, independente, cabeça feita, um encanto. Produtora de moda da revista Tomorrow. Ajuda Maria de Fátima (Gloria Pires) e é traída por ela. Apaixona-se por Afonso (Cássio Gabus Mendes).

Reginaldo faria em Vale Tudo, 1988 — Foto: Bazilio Calazans/Globo

MARCO AURÉLIO (Reginaldo Faria) – Vice-presidente do grupo Almeida Roitman, cuja principal companhia é a TCA, Transcapital Aerolinhas. É subordinado apenas a Odete Roitman (Beatriz Segall) e é do tipo que trata mal seus empregados. É ex-marido de Helena (Renata Sorrah), irmão de Cecília (Lala Deheinzelin) e pai de Tiago (Fábio Villa Verde). Desonesto e inescrupuloso, faz qualquer coisa para se dar bem. Envolve-se com Leila (Cassia Kis).

Cassia Kis em Vale Tudo, 1988 — Foto: Bazilio Calazans/Globo

LEILA (Cassia Kis) – Bonita, muito frágil, ex-mulher de Ivan (Antonio Fagundes), mãe de Bruno (Danton Mello). Estudou psicologia, mas nunca conseguiu se enquadrar de maneira sólida no terreno profissional. Depende financeiramente do marido. Casa-se com Marco Aurélio (Reginaldo Faria) e vira dona de casa de marido rico, uma “profissão” em desuso, mas que será vista sem preconceitos.

Carlos Alberto Riccelli em Vale Tudo, 1988 — Foto: Bazilio Calazans/Globo

CÉSAR RIBEIRO (Carlos Alberto Riccelli) – Bonito, atlético, sedutor, mas sem qualquer sombra de caráter. A grande paixão da vida de Maria de Fátima (Gloria Pires), com quem tem um caso de amor por toda a novela. Um casal de pestes, disposto a tudo para vencer. Foi campeão de surfe nos anos 1970. Depois, modelo fotográfico, carreira na qual já está totalmente queimado, por não ser um bom profissional. Também manteve um caso com Odete Roitman (Beatriz Segall) durante toda a novela, sendo sustentado e mimado por ela.

Antonio Fagundes em Vale Tudo, 1988 — Foto: Bazilio Calazans/Globo

IVAN MEIRELLES (Antonio Fagundes) Ivan é simpático, bonito, inteligente e um pouco cético. Formado em Administração de Empresas, começa a novela numa situação difícil. Sustenta Leila (Cassia Kis), a ex-mulher frágil, e um filho, Bruno (Danton Mello), além de ajudar o pai, Bartolomeu (Cláudio Corrêa e Castro), que muito se apoia nele. Com grande audácia, transforma-se numa peça importante na direção da TCA, uma empresa de aviação. Só não é tão herói e bom moço assim. Conseguiu entrar na TCA mentindo. Estava tendo dificuldades para conseguir emprego, por ter um ótimo currículo, e acaba omitindo ser tão bem graduado. Assim, consegue ser aprovado na vaga de operador de telex. Além disso, é ambicioso. Quando ele e Raquel (Regina Duarte) acham a mala de Marco Aurélio (Reginaldo Faria), com 800 mil dólares, Ivan deseja ficar com o dinheiro, enquanto Raquel quer devolvê-lo.

Danton Mello em Vale Tudo, 1988 — Foto: Bazilio Calazans/Globo

BRUNO (Danton Mello) – Filho de Ivan (Antonio Fagundes) e Leila (Cassia Kis).

Lilia Cabral em Vale Tudo, 1988 — Foto: Bazilio Calazans/Globo

ALDEÍDE CANDEIAS (Lilia Cabral) – Simpática, comunicativa e secretária-assistente da diretoria da TCA. Aldeíde quer tirar vantagem de tudo e faz isso de maneira engraçada. Chega a inventar que uma tia está morrendo de câncer só para ser liberada e ir para a praia. Acaba se demitindo por ser humilhada pelo chefe, Marco Aurélio (Reginaldo Faria). Abriga Raquel (Regina Duarte) em suas primeiras semanas no Rio de Janeiro. É irmã de Poliana (Pedro Paulo Rangel) e se casa com um português rico e herda várias quintas.

Cristina Prochaska e Lala Denheinzelin em Vale Tudo, 1988 — Foto: Bazilio Calazans/Globo

LAÍS (Cristina Prochaska) – Bonita, simpática, mais frágil que a companheira Cecília (Lala Deheinzelin), com quem vive há 12 anos. As duas são donas de uma charmosa pousada em Búzios.

CECÍLIA (Lala Deheinzelin) – Irmã de Marco Aurélio (Reginaldo Faria), nada deslumbrada. Mora há 12 anos com a companheira Laís (Cristina Prochaska). Ambas são donas de uma charmosa pousada em Búzios. Morre num acidente de carro. Participação especial.

Pedro Paulo Rangel em Vale Tudo, 1988 — Foto: Bazilio Calazans/Globo

AUDÁLIO / POLIANA (Pedro Paulo Rangel) – Irmão de Aldeíde (Lilia Cabral), pateticamente bondoso e boa praça. Por estar sempre de bom humor e só ver o lado bom das coisas, é chamado de Poliana. Vira grande amigo de Raquel (Regina Duarte).

Iris Bruzzi em Vale Tudo, 1988 — Foto: Bazilio Calazans/Globo

EUNICE (Íris Bruzzi) – A segunda esposa de Bartolomeu (Cláudio Corrêa e Castro). Simpática, uma doce dona de casa enfrentando a crise econômica.

Marcos Palmeira em Vale Tudo, 1988 — Foto: Bazilio Calazans/Globo

MÁRIO SÉRGIO (Marcos Palmeira) – Jovem jornalista, substitui Bartolomeu (Cláudio Corrêa e Castro) na direção da revista Tomorrow. Apaixona-se por Solange (Lídia Brondi).

Maria Gladys em Vale Tudo, 1988 — Foto: Bazilio Calazans/Globo

LUCIMAR (Maria Gladys) – Mora na vila de Raquel (Regina Duarte) e é faxineira na casa de diversos personagens. Personalidade forte, aquela que gosta de uma briga.

Sergio Mamberti em Vale Tudo, 1988 — Foto: Acervo/Globo

EUGÊNIO (Sérgio Mamberti) – Antigo copeiro na casa de Celina (Nathalia Timberg). Seria considerada uma pessoa da família, não fosse a sua antiquada noção de hierarquia social. No fundo, é um esnobe, profundo conhecedor do cinema americano dos anos 1930 e 1950, citando filmes e cenas de cor.

Cláudio Correa e Castro em Vale Tudo, 1988 — Foto: Bazilio Calazans/Globo

BARTOLOMEU (Cláudio Corrêa e Castro) – Pai de Ivan (Antonio Fagundes). Classe média da Zona Sul, velho redator de um jornal decadente. Sofre dificuldade para adaptar-se ao mundo dos computadores. Seu apartamento está sempre cheio de amigos, uma família extremamente simpática.

Flávia Monteiro em Vale Tudo, 1988 — Foto: Bazilio Calazans/Globo

FERNANDA (Flávia Monteiro) – Filha do primeiro casamento de Eunice (Íris Bruzzi). Linda, doce, extremamente madura para sua idade, 15 anos. Tem uma relação afetiva com a mãe e com Leila (Cássia Kiss), que ela tenta proteger e fazer crescer. Torna-se namorada de Tiago (Fábio Villa Verde), filha de Odete Roitman (Beatriz Segall).

Daniel Filho em Vale Tudo, 1988 — Foto: Bazilio Calazans/Globo

RUBINHO (Daniel Filho) – Bonitão, simpático, ex-marido de Raquel (Regina Duarte) e pai de Maria de Fátima (Gloria Pires). Pianista de boate, sem especial talento, seu maior sonho é fazer carreira nos Estados Unidos. Morre pouco antes de realizá-lo. Participação especial.

Nathália Timberg em Vale Tudo, 1988 — Foto: Bazilio Calazans/Globo

CELINA JUNQUEIRA (Nathalia Timberg) – Irmã de Odete Roitman (Beatriz Segall), por quem é sustentada. Celina é a rica boa praça da novela. Viúva, mora com os sobrinhos Afonso (Cássio Gabus Mendes) e Helena (Renata Sorrah), os quais adora. Só não briga com a irmã, porque tem um gênio ótimo.

Marcello Novaes em Vale Tudo, 1988 — Foto: Bazilio Calazans/Globo

ANDRÉ (Marcello Novaes) – Bonitão, forte, atlético. Como a irmã, Daniela (Paula Lavigne), foi criado pelos tios Jarbas (Stepan Nercessian) e Consuelo (Rosane Gofmann) depois que os pais morreram num desastre quando eram crianças. Colega de natação de Tiago (Fábio Villa Verde), o menino rico.

Paula Lavigne em Vale Tudo, 1988 — Foto: Bazilio Calazans/Globo

DANIELA (Paula Lavigne) – Irmã de André (Marcello Novaes), criada com ele pelos tios Jarbas (Stepan Nercessian) e Consuelo (Rosana Gofmann) após a morte dos pais num desastre, quando eram crianças. Estabelece uma forte ligação afetiva com Raquel (Regina Duarte).

Stepan Nercessian em Vale Tudo, 1988 — Foto: Bazilio Calazans/Globo

JARBAS (Stepan Nercessian) – Motorista de praça muito simpático, irmão de Consuelo (Rosane Gofmann).

Rosane Gofman em Vale Tudo, 1988 — Foto: Bazilio Calazans/Globo

CONSUELO (Rosane Gofman) – Tímida, medrosa, muito pudica, secretária da diretoria da TCA e vizinha de Aldeíde (Lilia Cabral), com quem trabalha. Mora em uma pequena casa em uma vila, no Catete. Com ela, vivem o irmão Jarbas (Stepan Nercessian) e os sobrinhos Daniela (Paula Lavigne) e André (Marcello Novaes).

Paulo César Grande em Vale Tudo, 1988 — Foto: Bazilio Calazans/Globo

FRANKLIN (Paulo César Grande) – Amigo de César (Carlos Alberto Riccelli), mora com ele num apartamento emprestado. Participação especial nos primeiros capítulos.

Adriano Reys em Vale Tudo, 1988 — Foto: Bazilio Calazans/Globo

RENATO FILIPELLI (Adriano Reys) – Simpático, boa praça, chique, diretor de uma revista sofisticada, a Tomorrow. Primo de Marco Aurélio (Reginaldo Faria), com quem mora.

Otávio Muller em Vale Tudo, 1988 — Foto: Bazilio Calazans/Globo

SARDINHA (Otávio Müller) – Assistente de produção de Solange (Lídia Brondi), com quem divide um apartamento.

João Camargo em Vale Tudo, 1988 — Foto: Bazilio Calazans/Globo

FREITAS (João Camargo) – Assistente de Marco Aurélio (Reginaldo Faria).

Fernando Almeida em Vale Tudo, 1988 — Foto: Bazilio Calazans/Globo

GILDO (Fernando Almeida) – Menor desamparado que é ajudado por Raquel (Regina Duarte).

Carlos Gregório em Vale Tudo, 1988 — Foto: Bazilio Calazans/Globo

GERSON (Carlos Gregório) – Terapeuta de Helena (Renata Sorrah), participação especial.

Outros Personagens

SALVADOR (Sebastião Vasconcelos) – Pai de Raquel (Regina Duarte) e avô de Maria de Fátima (Gloria Pires). Funcionário da Receita Federal em Foz do Iguaçu. Poderia ter uma ótima situação financeira, se fosse corrupto. É o homem íntegro que morre no primeiro capítulo, desencadeando a ação da novela.

MARINA (Ana Lúcia Monteiro) – Arrumadeira na casa de Celina (Nathalia Timberg).

CARLOS (Edson Fieschi) – Amigo de André (Marcello Novaes) e Tiago (Fábio Villa Verde).

OLAVO (Paulo Reis) – Amigo de César (Carlos Alberto Riccelli) e seu comparsa em diversos golpes.

DAISY (Nara Abreu) – Copeira-arrumadeira do apartamento de Marco Aurélio (Reginaldo Faria) e Renato (Adriano Reys).

FLÁVIA (Renata Castro Barbosa) – Amiga de Fernanda (Flávia Monteiro).

FRED (Fábio Junqueira) – Amigo de Ivan (Antonio Fagundes), ajuda-o nos primeiros momentos de desemprego. Torna-se assistente dele em seguida.

MARIETA (Rita Malot) – Secretária de Renato (Adriano Reys).

SANTANA (Roberto Frota) – Primeiro chefe de Ivan (Antonio Fagundes).

MARIA JOSÉ (Zeni Pereira) – Velha empregada da casa de Bartolomeu (Cláudio Corrêa e Castro).

ANTUNES (Walney Costa) – Detetive

Mais do memoriaglobo
Canções que marcaram gerações

Programa especial de fim de ano de Roberto Carlos.

Os 50 anos do Roberto Carlos Especial  - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)