Por Memória Globo

Bazilio Calazans/Globo

Marco Aurélio

O personagem Marco Aurélio (Reginaldo Faria) foi um dos destaques de 'Vale Tudo'. Braço direito de Odete Roitman (Beatriz Segall) nos negócios, foi casado com Heleninha (Renata Sorrah), com quem tem um filho, Tiago (Fábio Villa Verde). Marco Aurélio vive um drama pessoal, pois desconfia que o filho seja gay. Mau-caráter, ele desvia dinheiro da empresa para sua própria conta. Ao longo da trama, ele se casa com Leila (Cassia Kis), ex-mulher de Ivan (Antonio Fagundes).

Vale Tudo: Marco Aurélio dá banana para o Brasil

Vale Tudo: Marco Aurélio dá banana para o Brasil

Aldeíde Candeias

Irmã de Poliana (Pedro Paulo Rangel) e secretária de Marco Aurélio (Reginaldo Faria), Aldeíde Candeias (Lilia Cabral) se casa com um português rico e herda várias quintas. Como sempre quis ser famosa, grava um comercial, no qual não vende nada, apenas diz: “Aldeíde Candeias: ‘Ainda vou incendiar essa cidade’.”

Vale Tudo: Aldeíde Candeias

Vale Tudo: Aldeíde Candeias

Cecília e Laís

Cecília (Lala Deheinzelin) e Laís (Cristina Prochaska) mantinham um romance na novela. Cecília era irmã de Marco Aurélio (Reginaldo Faria), que, sob nenhuma hipótese, aceitava o relacionamento dela com outra mulher. Cecília morre em um acidente de carro e deixa seus bens para Laís, mas Marco Aurélio faz o possível para impedir que a moça receba a herança.

O tema da homossexualidade feminina, protagonizado por Cristina Prochaska e Lala Deheinzelin, sofreu intervenção da Censura Federal: vários diálogos entre Laís e Cecília, suas personagens, tiveram de ser reescritos, depois que foi vetada a cena em que as duas contavam a Heleninha (Renata Sorrah) sobre os preconceitos de que eram vítimas por causa de seu relacionamento.

Cena em que Cecília (Lala Deheinzelin) morre em um acidente de carro. Com Laís (Cristina Prochaska), Raquel (Regina Duarte), Solange (Lídia Brondi) e Sardinha (Otavio Muller).

Cena em que Cecília (Lala Deheinzelin) morre em um acidente de carro. Com Laís (Cristina Prochaska), Raquel (Regina Duarte), Solange (Lídia Brondi) e Sardinha (Otavio Muller).

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)