Por Memória Globo

Arley Alves/Globo

Ambientada em São Paulo, 'Perigosas Peruas' conta a história das amigas Cidinha (Vera Fischer) e Leda (Silvia Pfeifer). As duas nasceram no mesmo dia, cresceram juntas, estudaram no mesmo colégio e na mesma universidade. Mas cada uma seguiu um caminho: Cidinha se dedica à casa e à família e jamais trabalhou fora; Leda investe na carreira jornalística e tem aversão a casamento e filhos. Mesmo satisfeitas com suas escolhas, uma sente inveja do estilo de vida da outra. O elo entre as duas é Belo (Mário Gomes). Ele é casado com Cidinha, que engravidou na mesma época que a amiga, ainda na faculdade. O que Cidinha não sabe é que Leda também esperava um bebê de Belo. As duas dão à luz no mesmo dia, no mesmo hospital. A filha de Cidinha nasce morta, e Belo a troca pelo bebê de Leda, também uma menina, sem contar nada a nenhuma das duas. Arrasada por acreditar que perdeu a criança, Leda vai para o exterior e se dedica à profissão. Anos depois, quando volta ao Brasil, Leda descobre a troca das crianças e passa a disputar com Cidinha o amor de Belo e a guarda da filha, a adolescente Tuca (Natália Lage).

Autoria: Carlos Lombardi | Colaboração: Maurício Arruda | Supervisão de texto: Lauro César Muniz | Direção: Roberto Talma, Jodele Larcher e Flávio Colatrello | Direção-geral: Roberto Talma | Período de exibição: 10/02/1992 – 29/08/1992 | Horário: 19h | Nº de capítulos: 173

Abertura da novela Perigosas Peruas (1992)

Abertura da novela Perigosas Peruas (1992)

TRAMAS

Paralelamente às disputas entre Cidinha (Vera Fischer) e Leda (Silvia Pfeifer), Belo (Mário Gomes) se envolve com os negócios escusos da família Torremolinos, uma alusão aos mafiosos do filme 'O Poderoso Chefão' (1972), de Francis Ford Coppola. Outros personagens envolvidos nessa trama são o corrupto delegado Venâncio (Flávio Migliaccio) e os policiais Paulinho Pamonha (Tato Gabus Mendes), Téio (Rômulo Arantes), Giovanni (Gerson Brenner), Johann (Irwing São Paulo), Romano (Alberto Baruque) e Joana (Fabiana Scaranzi).

Gerson Brener e Irving São Paulo em Perigosas Peruas, 1992 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

PERSONAGENS

O elo entre as amigas é Belo (Mário Gomes). Ele é casado com Cidinha, que engravidou na mesma época que a amiga, ainda na faculdade. O que Cidinha não sabe é que Leda também esperava um bebê de Belo. As duas dão à luz no mesmo dia, no mesmo hospital. A filha de Cidinha nasce morta, e Belo a troca pelo bebê de Leda, também uma menina, sem contar nada a nenhuma das duas. Arrasada por acreditar que perdeu a criança, Leda vai para o exterior e se dedica à profissão.

Vera Fischer, Mário Gomes, Adriana Tausz e Natália Lage em Perigosas Peruas, 1992 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

BASTIDORES

O figurino de Vera Fischer e Silvia Pfeifer nas cenas que retratavam a década de 1970 era de cores exageradas e tonalidades fortes, características da moda na época.

Vera Fischer em Perigosas Peruas, 1992 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

CURIOSIDADES

A italianíssima Gema (Nair Bello), mãe de Belo (Mário Gomes), é outro personagem de destaque da trama. Gema trata o filho como uma criança, e protagoniza momentos hilários na novela.

Nair Bello em Perigosas Peruas, 1992 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

TRILHA SONORA

A música de abertura da novela, 'Perigosas Peruas', interpretada pelas Frenéticas, foi composta por Nelson Motta, Renato Ladeira, Roberto Lly, Julinho Teixeira e Boni (José Bonifácio de Oliveira Sobrinho), então vice-presidente de operações da TV Globo.

Fabiana Scaranzi, Rômulo Arantes e Bianca Byington em Perigosas Peruas, 1992 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

CENAS MARCANTES

O início do primeiro capítulo mostrou a ligação profunda de Cida (Vera Fischer) e Leda (Silvia Pfeifer) e a história das duas com Belo (Mário Gomes). 10/02/1992.

O início do primeiro capítulo mostrou a ligação profunda de Cida (Vera Fischer) e Leda (Silvia Pfeifer) e a história das duas com Belo (Mário Gomes). 10/02/1992.

Perigosas Peruas: Final feliz para Cida e Leda

Perigosas Peruas: Final feliz para Cida e Leda

No último capítulo, a família de Cida (Vera Fischer) é sequestrada e descobre que Belo (Mário Gomes) está vivo. Confira outros desfechos!

No último capítulo, a família de Cida (Vera Fischer) é sequestrada e descobre que Belo (Mário Gomes) está vivo. Confira outros desfechos!

Fontes

Mais do memoriaglobo
Canções que marcaram gerações

Programa especial de fim de ano de Roberto Carlos.

Os 50 anos do Roberto Carlos Especial  - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)