Memoria Globo

CURIOSIDADESAntes de começar a fazer sucesso como autora de novela, Gloria Perez trabalhou como pesquisadora na equipe da produtora de arte Ana Maria Magalhães. As duas foram responsáveis por toda a pesquisa histórica de Memórias de Amor.Foram inseridas na trama personagens femininas que não existiam no livro de Raul Pompéia. Uma delas é Miss Nora Elman (Karin Rodrigues), a preceptora das filhas de Aristarco.Wolf Maya estreou na televisão em Memórias de Amor, interpretando Rebelo, um dos alunos do Colégio Ateneu.

PRODUÇÃOAna Maria Magalhães e Gloria Perez realizaram toda a pesquisa histórica para a novela. As duas fizeram um grande levantamento do final do século XIX, com detalhes sobre a organização política do Império, a campanha abolicionista, o republicanismo, a aristocracia rural e a burguesia carioca. Os famosos saraus literários também foram pesquisados para serem inseridos na trama.

Nelson Caruso e Luiz Armando Queiroz em Memórias de Amor, 1979. Acervo/Globo — Foto: Globo

CENOGRAFIA E ARTECom seu casario colonial, Paraty, no Rio de Janeiro, foi a cidade escolhida para as primeiras gravações de Memórias de Amor. Já o exterior da casa de Sérgio (Maneco Bueno) foi gravado no bairro da Glória. As gravações das demais cenas externas foram realizadas na cidade cenográfica de Guaratiba.

FIGURINO E CARACTERIZAÇÃOZenilda Barbosa teve o desafio de resgatar a moda e os costumes do final do século XIX. O preto era a cor predominante do vestuário masculino, composto de casaca e cartola. Já as mulheres abusavam dos espartilhos de lona, aço e barbatana de baleia para afinar a cintura por baixo dos longos vestidos.

Mais do memoriaglobo
Canções que marcaram gerações

Programa especial de fim de ano de Roberto Carlos.

Os 50 anos do Roberto Carlos Especial  - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)