Memoria Globo

LÍVIA (Sandra Bréa) – Filha de Venâncio (Castro Gonzaga). É namorada de Jorge (Eduardo Tornaghi), o que vai causar alguns problemas com o pai, devido ao choque de interesses políticos entre os dois. Em alguns momentos, toma partido do pai, porque se sente culpada pela morte de sua mãe, quando nasceu.

Sandra Bréa em Memórias de Amor, 1979. Acervo/Globo — Foto: Globo

MARIA (Myrian Rios) – Filha caçula do professor Aristarco (Jardel Filho) e Ema (Aracy Cardoso). Meiga e sincera, se apaixona por Sérgio Pompéia (Maneco Bueno). É corajosa, mas muito dependente da família.

Myrian Rios em Memórias de Amor, 1979. Nelson Di Rago/Globo — Foto: Globo

JORGE (Eduardo Tornaghi) – Jovem advogado, defensor da causa republicana. Tem uma relação conturbada com seu pai, o autoritário professor Aristarco (Jardel Filho). Apaixona-se por Lívia Monteverde (Sandra Bréa).

Eduardo Tornaghi em Memórias de Amor, 1979. Acervo/Globo — Foto: Globo

MÂNLIO (Ary Fontoura) – Professor de literatura do Colégio Ateneu. Não tem uma posição definida entre monarquistas e republicanos. Não faz mal a ninguém, mas prefere estar ao lado do mais forte. É casado com Agripina (Eva Todor) e pai de Dora (Fátima Freire)

Ary Fontoura em Memórias de Amor, 1979. Nelson Di Rago/Globo — Foto: Globo

ARISTARCO ARGOLO DE RAMOS (Jardel Filho) – Autoritário diretor do Colégio Ateneu, um dos mais prestigiados da corte. Monarquista, vive em conflito com o filho Jorge (Eduardo Tornaghi), um advogado que defende a causa republicana. É casado com Ema (Aracy Cardoso), com quem tem ainda as filhas Melica (Nádia Carvalho) e Maria (Myrian Rios).

EMA (Aracy Cardoso) – Mulher do professor Aristarco (Jardel Filho), trabalha como enfermeira no Colégio Ateneu. E cuida dos alunos como uma segunda mãe. Segundo o marido, é o anjo bom do colégio. O casal tem três filhos: Jorge (Eduardo Tornaghi), Melica (Nádia Carvalho) e Maria (Myrian Rios).

MELICA (Nádia Carvalho) – Segunda filha de Aristarco (Jardel Filho) e Ema (Aracy Cardoso). Tem o gênio do pai e morre de inveja da irmã mais nova, Maria (Myrian Rios). É noiva de Rômulo (Diogo Vilela), um dos alunos do Colégio Ateneu.

SÉRGIO (Maneco Bueno) – Filho de Mauro Pompéia (Gilberto Martinho), deixa a pacata vida do interior e vem para o Rio depois da morte de sua mãe. Estuda no Colégio Ateneu, onde enfrenta os seus medos, a rígida disciplina e as brigas com outros alunos do internato. Apaixona-se por Maria (Myrian Rios), filha do professor Aristarco (Jardel Filho).

MAURO POMPÉIA (Gilberto Martinho) – Pai de Sérgio (Maneco Bueno). Viúvo, de saúde frágil. É um comerciante rico e respeitado que, após a morte da mulher, vive exclusivamente para os filhos.

LAURA (Tânia Loureiro) – Filha de Mauro Pompéia (Gilberto Martinho) e irmã de Sérgio (Maneco Bueno). Muito apegada ao irmão, tenta substituir sua mãe nos cuidados com o rapaz. Sente muito sua ida para o colégio.

EGBERT (Ricardo Blat) – Um dos melhores amigos de Sérgio (Maneco Bueno). Descendente de uma família inglesa, destaca-se pela cultura, muito avançada para a sua idade.

BENTO ALVES (Ivo Giffoni) – Um pouco mais velho que Sérgio (Maneco Bueno) e Egbert (Ricardo Blat), sobressai pela força e coragem.

REBELO (Wolf Maya) – Um dos primeiros alunos do Colégio Ateneu a se aproximar de Sérgio (Maneco Bueno). Porém, alguns desentendimentos o afastam do amigo.

SANCHES (Tião D’Ávila) – Escolhido pelo diretor Aristarco (Jardel Filho) para tomar conta dos colegas. Forte, convencido e muito bom aluno, esforça-se para ser admirado e respeitado por todos.

AGRIPINA (Eva Todor) – Mulher de Mânlio (Ary Fontoura) e mãe de Dora (Fátima Freire). Autoritária, sonha casar a filha com Jorge (Eduardo Tornaghi) e passa por cima de qualquer coisa para atingir seus objetivos.

DORA (Fátima Freire) – Filha de Agripina (Eva Todor) e Mânlio (Ary Fontoura). Gosta de Jorge (Eduardo Tornaghi) e torna-se rival de Lívia (Sandra Bréa).

CLAUDIO (Edson Silva) – Professor de matemática. Positivista, dedica a vida ao magistério e à causa republicana.

ADOLFO (Luiz Armando Queiroz) – Professor de química. Figura muito engraçada, forma com Alfredo (Nelson Caruso) a dupla cômica do colégio, responsável por várias confusões.

ALFREDO (Nelson Caruso) – Professor de literatura. Mora com o amigo Adolfo (Luiz Armando Queiroz). Junto com Nora (Karin Rodrigues), os dois amigos participam de momentos alegres no colégio.

PADRE LUÍS (Hugo Sandes) – Amigo de Jorge (Eduardo Tornaghi) e Lívia (Sandra Bréa), é uma espécie de conselheiro do casal. Faz parte do grupo republicano do Colégio Ateneu.

BATAILLARD (Felipe Wagner) – Professor de educação física. Prussiano e fanático pela cultura grega, se apaixona por Nora (Karin Rodrigues).

NORA ELMAN (Karin Rodrigues) – Preceptora das filhas de Aristarco (Jardel Filho), desperta a atenção dos professores Adolfo (Luiz Armando Queiroz) e Alfredo (Nelson Caruso).

BERNARDA (Ana Ariel) – Mãe de Nora (Karin Rodrigues). Mulher séria e sofrida, que viverá mais tarde com a filha no colégio.

ALICE (Marly Aguiar) – Filha de Bernarda (Ana Riel). Meiga e bonita, passa a morar com a irmã, Nora (Karin Rodrigues), e fica encantada por Adolfo (Luiz Armando Queiroz).

JALINCOURT (Angelito Mello) – Livreiro do Ateneu. Conhece profundamente a literatura mundial. Sempre consegue os livros requisitados pelos professores do colégio.

SILVINO (Alby Ramos) – Inspetor do Colégio Ateneu. Pretensioso e autoritário, vive perseguindo os alunos.

MALHEIRO (Fábio Mássimo) – Completa o temível trio de vigilantes do Ateneu, formado por Sanches (Tião D’Ávila) e Barbalho (Fábio Mássimo).

FRANCO (Victor Villar) – Amigo de Sérgio (Maneco Bueno), é um dos alunos mais perseguidos pelos vigilantes do Colégio Ateneu. Vive pagando penitências pelos erros cometidos.

JOÃO NUMA (João Marcos Fuentes) – Parceiro de Silvino (Alby Ramos) no colégio, é um pouco menos autoritário que o inspetor.

ÂNGELA (Solange Theodoro) – Mulata bonita e provocante, desperta a paixão dos empregados do colégio. Trabalha na casa do diretor Aristarco (Jardel Filho).

GUMERCINDO (Ivan de Almeida) – Capoeirista respeitado, faz parte do grupo que luta contra os republicanos. Apaixona-se por Ângela (Solange Theodoro).

BRANQUINHO (José Luís Rodi) – Copeiro do Ateneu, também se envolve com Ângela (Solange Theodoro).

MANUEL (Cosme dos Santos) – Trabalha no refeitório do colégio. Revoltado com a sua condição de escravo, arruma confusão com alunos e vigilantes.

CIRO (José Augusto Branco) – Monarquista, grande amigo de Aristarco (Jardel Filho). Homem rico, tem investimentos na África. Complica a relação de Lívia (Sandra Bréa) com Jorge (Eduardo Tornaghi), tentando conquistá-la para agradar o amigo.

HENRIQUE (Sérgio Augusto) – Um dos amigos de Jorge (Eduardo Tornaghi), integrante do Partido Republicano.

ANTÔNIO DA SILVA JARDIM (Denny Perrier) – Orador e político brasileiro, atuante propagandista da república. Inspira grande admiração a Jorge (Eduardo Tornaghi) e seus amigos.

PROFETA (Luiz Orioni) – Figura conhecida no Colégio Ateneu e no bairro do Rio Comprido. 

RÔMULO (Diogo Vilela) – Um pouco desajeitado, é rejeitado pelos alunos do colégio por ser noivo de Melica (Nádia Carvalho), filha do diretor Aristarco (Jardel Filho).

AMÉRICO (Nardel Ramos) – Filho de Gomes (Dary Reis). Homem rude, forte e calado. Sempre viveu numa fazenda até entrar no colégio. Causa transtornos no Ateneu ao se envolver em fugas e brigas com vigilantes e inspetores.

GOMES (Dary Reis) – Pai de Américo (Nardel Ramos). Fazendeiro rico, decide levar seu filho para estudar no Ateneu.

VENÂNCIO (Castro Gonzaga) – Braço-direito de Aristarco (Jardel Filho) no Colégio Ateneu, seu fiel admirador, também monarquista ferrenho. Professor de História e etiqueta, é odiado e temido pelos alunos. Pai de Lívia (Sandra Bréa).

BARBALHO (Bento Gomes) – Vigilante do Colégio Ateneu, temido por todos os alunos.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)