Memoria Globo





Mariana Ximenes em Haja Coração, 2016. João Miguel Júnior/Globo.





Mariana Ximenes e Malvino Salvador em Haja Coração, 2016. João Cotta/Globo.

A história de amor entre a feirante Tancinha (Mariana Ximenes) e o vizinho, o caminhoneiro Apolo (Malvino Salvador), movimenta a trama baseada na novela Sassaricando, de Silvio de Abreu, exibida entre 1987 e 1988. Com novos personagens e adaptada para os dias de hoje, Haja Coração também mostra o conflito entre a família de Tancinha, os Di Marino, e os Abdala. Mãe da feirante, Francesca (Marisa Orth), atribui o sumiço do marido ao vice-presidente do complexo gastronômico e cultural Grand Bazzar, Aparício Varela (Alexandre Borges).

Os Di Marino X

Sabrina Petraglia, Marisa Orth, Jayme Matarazzo, Mariana Ximenes e Chandelly Braz em Haja Coração, 2016. Estevam Avellar/Globo. — Foto: Globo

Após o desaparecimento do marido, Guido (Werner Schünemann), a italiana Francesca Di Marino (Marisa Orth) criou sozinha os quatro filhos: Tancinha (Mariana Ximenes), Giovanni (Jayme Matarazzo), Carmela (Chandelly Braz) e Shirlei (Sabrina Petraglia).

A feirante acredita que o marido foi assassinado por Aparício Varela (Alexandre Borges).

Amiga e vizinha de Nair (Ana Carbatti), no subúrbio de São Paulo, Francesca viu os filhos adotivos da professora, Apolo (Malvino Salvador), Larissa (Marcella Valente) e Adônis (José Loreto), crescerem. Também acompanhou o envolvimento entre Tancinha e Apolo.

Os dois começaram a namorar na adolescência e o sonho da filha era se casar com o caminhoneiro. No entanto, no dia de seu noivado, Tancinha descobre que o culpado pela morte do pai é Aparício Varela e a vida de todos muda.

Os Abdala

Grace Gianoukas, Tatá Werneck, Alexandre Borges e Marcelo Médici em Haja Coração, 2016. Estevam Avellar/Globo. — Foto: Globo

De origem libanesa, a família Abdala é dona do Grand Bazzar. Chefe do clã, Teodora (Grace Gianoukas) administra os negócios e o casamento com Aparício Varela (Alexandre Borges) com mão de ferro. Na juventude, Aparício abandonou o grande amor de sua vida, a arquiteta Rebeca (Malu Mader), para se casar por dinheiro com a megera. Juntos, eles são pais da mimada Fedora (Tatá Werneck), que faz de tudo para aumentar o número de seguidores nas redes sociais.

O casal Lucrécia (Claudia Jimenez), irmã de Teodora, e Agilson Varela (Marcelo Médici), irmão de Aparício, também vivem na mansão dos Abdala. Ela vendeu a parte de sua herança para Teodora e o marido trabalha no Grand Bazzar. Os dois são pais da renomada fotógrafa Camila (Agatha Moreira), que trabalha na produtora Peripécia.

Tatá Werneck em Haja Coração, 2016. João Miguel Júnior/Globo. — Foto: Globo

Tatá Werneck e Mariana Ximenes em Haja Coração, 2016. João Miguel Júnior/Globo. — Foto: Globo

Festa de Fedora

Ao descobrir que Aparício Varela (Alexandre Borges) é o culpado pelo desaparecimento de seu pai, Tancinha (Mariana Ximenes) vai até a mansão dos Abdala e invade a festa de aniversário de Fedora (Tatá Werneck) para cobrar satisfação do empresário. Ele estraga o evento e é presa.

Na confusão, o publicitário Beto Velázquez (João Baldasserini) fica encantado por Tancinha e promete ao amigo Henrique (Nando Rodrigues) que irá conquistá-la.

Apolo (Malvino Salvador) vai até a delegacia defender a noiva e acaba preso por desacato. Mas Tancinha não chega a passar a noite na cadeia junto com o noivo porque Beto paga sua fiança. Com a desculpa de que é rival dos Abdala, o publicitário tenta se aproximar da feirante.

Novos pares

Para conquistar Tancinha (Mariana Ximenes), Beto (João Baldasserini) faz de tudo para separá-la de Apolo (Malvino Salvador) e ainda conta com a ajuda da ambiciosa Carmela (Chandelly Braz), irmã da loira. Quando a relação do casal fica estremecida, o publicitário consegue um contrato de piloto para Apolo correr e morar em Miami. Mas o ex-caminhoneiro desiste do sonho de participar da Fórmula Rally para ficar com a feirante.

Inconformado, Beto contrata uma mulher que aplica o golpe “boa noite, cinderela” em Apolo e, com a ajuda de Carmela, mostra o vídeo da suposta traição no telão da festa de casamento de Tancinha. Com o fim do relacionamento, a feirante cede as pressões de Beto e os dois começam a namorar. Ao mesmo tempo, Apolo volta a correr na Fórmula Rally e conhece a também piloto Tamara (Cleo Pires), irmã de Beto. Com o tempo, os dois se envolvem.

Mudanças

Com a ajuda de Beto (João Baldasserini) e de Rodrigo (Paulo Tiefenthaler), dono da produtora Peripécia e namorado de Francesca (Marisa Orth), Tancinha (Mariana Ximenes) e a mãe abrem uma cantina em frente ao Grand Bazzar.

As receitas da feirante são um sucesso. Ao mesmo tempo, Apolo (Malvino Salvador), com o apoio de Tamara (Cleo Pires), torna-se campeão da Fórmula Rally.

Apesar de todas as mudanças na vida de Tancinha e Apolo, os dois não deixam de gostar um do outro e a relação entre eles, mais uma vez, se estreita com o drama vivido por Carol (Bruna Griphao), de 17 anos, vizinha de ambos.

A adolescente esconde a morte do pai para não ser enviada a um abrigo com os irmãos Bia (Melisa Nóbrega) e Nicolas (Henry Fiuka). Ao descobrirem a tragédia, o piloto e a empresária decidem adotar o trio.

FIM

Apaixonado por Tancinha (Mariana Ximenes), Beto (João Baldasserini) a pede em casamento. No dia da cerimônia, o publicitário decide revelar para a empresária todas as maldades que cometeu para ficar com ela e separá-la de Apolo (Malvino Salvador). Ao mesmo tempo, o piloto descobre que foi vítima do “boa noite, cinderela” ao encontrar a mulher que lhe aplicou o golpe nas ruas de São Paulo.

Apesar de ficar enfurecida com as confissões de Beto, Tancinha decide levar adiante a cerimônia para conseguir adotar Carol (Bruna Griphao), Bia (Melisa Nóbrega) e Nicolas (Henry Fiuka). Arrependido, o publicitário tenta reaproximar Tancinha e Apolo, e ainda pede o divórcio.

O tempo passa e Tancinha escolhe ficar com seu amor de infância. Em uma festa íntima, a empresária e o piloto se casam.

Paralelamente, Beto recebe o título de melhor publicitário do ano e, durante a premiação, se apaixona por uma militante ecológica (Paolla Oliveira) que invade a festa acusando-o de fazer propaganda para uma empresa que desmata a Amazônia. Tamara (Cleo Pires), ex-namorada de Apolo e irmã de Beto, se muda para o Nordeste, e funda o “Lar Velásquez”, um abrigo para crianças órfãs.

— Foto: Globo

Mais do memoriaglobo
Canções que marcaram gerações

Programa especial de fim de ano de Roberto Carlos.

Os 50 anos do Roberto Carlos Especial  - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)