FIGURINO E CARACTERIZAÇÃO
Para elaborar o visual de Madalena (Drica Moraes), a figurinista Helena Brício buscou referências em brechós, misturando tendências e texturas de uma forma muito atual.
Anita (Yoná Magalhães) apresenta um look elegante mais clean e despojado, apropriado ao haras e ao ambiente campestre. Já sua filha, Bruna (Andrea Beltrão) se veste de forma extravagante, com roupas da última moda e saltos altíssimos.
A elegância expressa no figurino de Cláudio Marzo, intérprete de Xistus, foi resultado de uma pesquisa sobre o Duque de Windsor.
O figurino de Antonio Calloni, o Maneco Dionísio, foi inspirado no estilo do artista americano Jean-Michel Basquiat, um grafiteiro.
PRODUÇÃO
Algumas cenas do primeiro capítulo da novela foram gravadas em Barcelona, na Espanha, mostrando a perseguição de Madalena e Maneco por Danilo (Tuca Andrada). Além da viagem internacional, a equipe de produção, liderada pelo gerente Sérgio Madureira, realizou viagens periódicas para a região de Blumenau, que inclui as cidades de Pomerode, Guaraminirim, Maçaranduba e Timbó, no interior de Santa Catarina. Na região foram gravadas as cenas que mostram a vida rural no arrozal de Pepe (Elias Gleizer).
CENOGRAFIA E ARTE
Assinada por May Martins, a cenografia de Era Uma Vez… é naturalista, rica em detalhes, mostrando um visual atemporal. Foram utilizados materiais como madeira e tijolinhos típicos da região de Santa Catarina.
Na casa de Dona Santa foram construídos um armazém no térreo, com um jirau onde as pessoas se reúnem para conversar, e um barzinho, ponto de encontro dos jovens.
Além dos cenários em estúdio, a novela conta com a cidade cenográfica de Nova Esperança, com duas praças: a principal, com um lago e uma ponte, e uma menor, repleta de grandes pedras. Destaque também para o mirante, de onde se vê toda a cidade, além da igreja de Frei Chicão (Diogo Vilela), com características coloniais e envelhecidas.
Um dos locais mais complexos é o sítio de Pepe, que conta com a casa principal, o curral, um moinho de vento e roda d’água, instalada num pequeno lago.
Em outro local fica a suntuosa mansão de Xistus, com o belo jardim cuidado por Catulo (Emiliano Queiroz) , e a fábrica de chocolates com três andares, em estilo art nouveau.