Por Memória Globo

Arte/Memória Globo

FIGURINO E CARACTERIZAÇÃO

Para elaborar o visual de Madalena (Drica Moraes), a figurinista Helena Brício buscou referências em brechós, misturando tendências e texturas de uma forma muito atual.

Anita (Yoná Magalhães) apresenta um look elegante mais clean e despojado, apropriado ao haras e ao ambiente campestre. Já sua filha, Bruna (Andrea Beltrão) se veste de forma extravagante, com roupas da última moda e saltos altíssimos.

Stela Freitas e Drica Moraes em Era Uma Vez…, 1998. — Foto: Arley Alves/Globo.

A elegância expressa no figurino de Cláudio Marzo, intérprete de Xistus, foi resultado de uma pesquisa sobre o Duque de Windsor.

O figurino de Antonio Calloni, o Maneco Dionísio, foi inspirado no estilo do artista americano Jean-Michel Basquiat, um grafiteiro.

Cláudio Marzo em Era Uma Vez…, 1998. — Foto: Acervo/Globo

PRODUÇÃO

Algumas cenas do primeiro capítulo da novela foram gravadas em Barcelona, na Espanha, mostrando a perseguição de Madalena e Maneco por Danilo (Tuca Andrada). Além da viagem internacional, a equipe de produção, liderada pelo gerente Sérgio Madureira, realizou viagens periódicas para a região de Blumenau, que inclui as cidades de Pomerode, Guaraminirim, Maçaranduba e Timbó, no interior de Santa Catarina. Na região foram gravadas as cenas que mostram a vida rural no arrozal de Pepe (Elias Gleizer).

CENOGRAFIA E ARTE

Assinada por May Martins, a cenografia de Era Uma Vez… é naturalista, rica em detalhes, mostrando um visual atemporal. Foram utilizados materiais como madeira e tijolinhos típicos da região de Santa Catarina.

Na casa de Dona Santa foram construídos um armazém no térreo, com um jirau onde as pessoas se reúnem para conversar, e um barzinho, ponto de encontro dos jovens.   

Além dos cenários em estúdio, a novela conta com a cidade cenográfica de Nova Esperança, com duas praças: a principal, com um lago e uma ponte, e uma menor, repleta de grandes pedras. Destaque também para o mirante, de onde se vê toda a cidade, além da igreja de Frei Chicão (Diogo Vilela), com características coloniais e envelhecidas.

Um dos locais mais complexos é o sítio de Pepe, que conta com a casa principal, o curral, um moinho de vento e roda d’água, instalada num pequeno lago.  

Em outro local fica a suntuosa mansão de Xistus, com o belo jardim cuidado por Catulo (Emiliano Queiroz) , e a fábrica de chocolates com três andares, em estilo art nouveau.

Galeria de fotos Bastidores

3 fotos
Era Uma Vez: galeria de fotos - Bastidores - Cenografia e Arte
Mais do memoriaglobo
Canções que marcaram gerações

Programa especial de fim de ano de Roberto Carlos.

Os 50 anos do Roberto Carlos Especial  - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)