Por Memória Globo

Arte/Memória Globo

O artista e o frei

Logo que chega à cidade, acompanhando Madalena (Drica Moraes), Maneco Dionísio (Antonio Calloni) é contratado por Xistus (Cláudio Marzo) para pintar afrescos na modesta igreja franciscana de Frei Chicão (Diogo Vilela), que não simpatiza nem um pouco com a ideia. Para piorar a situação, os dois vão morar juntos, formando uma dupla de muito humor ao longo de toda a trama.

Antonio Calloni em Era Uma Vez…, 1998. Acervo/Globo — Foto: Globo

Romances

Entre a trama da terceira idade e a infantil, há uma turma jovem liderada por Filé (Cláudio Heinrich), que vive o auge da fase de namoros e brigas. Apesar de apaixonado pela bem-comportada Emília (Deborah Secco), ele namora a ousada Cindy (Raquel Nunes). Emília, por sua vez, gosta de Júlio (André Gonçalves), um jovem compenetrado que só pensa em estudar.

Deborah Secco e Claudio Heinrich em Era Uma Vez..., 1998 — Foto: Arley Alves/Globo

Para completar esse círculo amoroso, ainda tem a tímida Babi (Nívea Stelmann), empurrada o tempo inteiro por sua mãe para os braços de Filé, que a vê como uma grande amiga. No final da novela, Filé aterrissa de parapente na praça da cidade, com um ramalhete de flores nas mãos. Babi e Emília aparecem, mas ele entrega o ramalhete para a segunda, com quem decide ficar. Babi se despede da família e vai morar no Rio de Janeiro.

Amor na terceira idade

Dona Santa (Nair Belo) é uma viúva batalhadora que ainda sente muita saudade de seu falecido marido. Ela comanda uma grande família e um armazém com justiça e bom senso. Seu ponto fraco é o filho Horácio (Marcos Frota), mimado, bon vivant e solteirão, para quem não consegue dizer “não”. Ele começa dando pequenos golpes e acaba se transformando em um vilão. Dona Santa e Pepe (Elias Gleizer) vivem um grande amor na terceira idade, mas não conseguem assumi-lo. Somente no final da novela, os dois se acertam, e ele a pede em casamento.

Nair Belo e Elias Gleiser em Era Uma Vez…, 1998. Arley Alves/Globo. — Foto: Globo

A governanta má

Dona Berta (Tereza Rachel) era governanta na mansão de Xistus (Cláudio Marzo). Linha-dura e meio malvada, ela era odiada pelas crianças, que a faziam de principal vítima. Exausta com as traquinagens dos filhos de Álvaro (Herson Capri), ela pede demissão e é substituída por Madalena, que logo cai no gosto da criançada.

Tereza Rachel em Era Uma Vez…, 1998. Nelson Di Rago/Globo. — Foto: Globo

Entre preconceitos

Isaura (Myrian Rios) chega a Nova Esperança no início da trama, acompanhada pelo filho Sarrafo (Eduardo Caldas). Com o tempo, Isaura vive um romance com Júlio, muito mais jovem que ela. Para ficar junto, o casal enfrenta o preconceito de ambas as famílias. Horácio, chefe de Isaura, passa a chantageá-la, prometendo revelar seu segredo, caso ela se recuse a ter relações sexuais com ele.

Myrian Rios em Era Uma Vez…, 1998. Acervo/Globo — Foto: Globo

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)