Produção foi uma adaptação do romance homônimo de Roberto Drummond. Minissérie foi ao ar originalmente na TV Globo em 1998 e teve 32 capítulos.
Hilda Gualtieri Müller, uma bela moça da alta sociedade, desiste do casamento no dia da cerimônia, rompe com a família e vai morar na zona boêmia e de prostituição de Belo Horizonte, tornando-se a mais disputada meretriz da capital mineira. Ela desafia as regras da moral e bons costumes e desperta o desejo no noviço Maltus (Rodrigo Santoro), que luta para resistir a esse amor.
Relembre momentos como a cena em que Hilda desiste do casamento e parte para a zona boêmia e de prostituição da cidade, entre outras.
A caracterização de Hilda Furacão espelhava suas duas fases: enquanto vive na alta sociedade mineira, ela usa saias rodadas e godês com penteados do tipo “bolo de noiva”. Quando muda radicalmente de estilo de vida, adota um visual mais glamoroso e sensual.
A fictícia Santana dos Ferros teve como locação a histórica Tiradentes, em Minas Gerais, que foi em grande parte caracterizada como um centro urbano dos anos 1960. Para isso, ruas foram fechadas e as fachadas de várias casas coloniais sofreram alterações.
Para reconstituir o clima político no Brasil dos anos 60, a autora Gloria Perez contou com relatos de militantes do período, como o ator Mário Lago, que participou do elenco, e o ex-dirigente comunista Apolônio de Carvalho.
Adaptação: Gloria Perez | Direção: Wolf Maya, Maurício Farias e Luciano Sabino | Direção-geral: Wolf Maya | Direção de núcleo: Wolf Maya