Por Memória Globo

  • Para reconstituir o clima político no Brasil dos anos 60, a autora Gloria Perez contou com relatos de militantes do período, como o ator Mário Lago, que participou do elenco, e o ex-dirigente comunista Apolônio de Carvalho.

Mário Lago em Hilda Furacão, 1998.

  • O romance do mineiro Roberto Drummond foi escrito em 1991, em 64 dias, misturando personagens reais e fictícios, em que o próprio autor é incluído na história.
  • Uma das maiores alegrias que Hilda me deu foi ter conseguido manter o sabor do estilo do Roberto, apesar de todas as mudanças que fui obrigada a fazer para contar a história para a TV. Ficou lindo e ele adorou”. Glória Perez | Autora

  • Ana Paula Arósio estreou na TV Globo como protagonista de Hilda Furacão, trabalho que lhe rendeu sucesso de público e crítica. A atriz estava terminando um trabalho em outra emissora quando começaram as gravações em Minas Gerais. Algumas cenas externas e de outros núcleos foram gravadas antes da chegada da atriz.

Matheus Natchergaele em Hilda Furacão, 1998. — Foto: Jorge Baumann/Globo

  • Merecem destaque também os atores Matheus Nachtergaele e Rosi Campos, como o travesti Cintura Fina e Maria Tromba-Homem, respectivamente, amigos de Hilda Furacão.
  • O ator Rodrigo Santoro foi igualmente elogiado pelo público e pela crítica.
  • Hilda Furacão foi vendida para países como Angola, Argentina, Cabo Verde, Chile, Honduras, México, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Rússia e Venezuela.
  • Em 2002, a minissérie foi lançada em DVD.

Galeria de fotos: curiosidades

4 fotos
Hilda Furacão: galeria de fotos curiosidades
Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)