Escrito por João Cabral de Melo Neto, Morte e Vida Severina conta, através de uma narrativa poética, a trajetória de um homem que migra da estéril caatinga para a cidade. Especial teve direção de Walter Avancini e foi exibido originalmente em 22 de dezembro de 1981.
Em sua peregrinação atrás de uma vida melhor, o retirante Severino (José Dumont) percorre as mais diversas situações às quais está exposto o povo nordestino, como os numerosos enterros, a busca por emprego e a presença da rezadeira, entre outros. Após pensar até em suicídio, ele decide seguir adiante ao testemunhar um nascimento.
A cantora e atriz Elba Ramalho fez uma participação em Morte e Vida Severina. Ao chegar na caatinga, Severino pedia emprego à uma senhora ela perguntava com o que ele sabia trabalhar.
O especial Morte e Vida Severina ganhou o Prêmio Emmy do International na categoria Popular Arts, em 1982.
Morte e Vida Severina foi gravado em 20 dias na região do Raso da Catarina, na Bahia; em Fazenda Nova e em Glória do Goitá, em Pernambuco; e em Recife.
José Dumont, Sebastião Vasconcelos, Tânia Alves, Marta Overbeck e Cacilda Lanuza deram vida aos personagens do especial. Veja mais.