Histórico da Graduação em História
O curso de História foi criado pela lei estadual n.550, de 7 de dezembro de 1951, junto com a Faculdade de Filosofia e Letras. Tratava-se do plano integrado de desenvolvimento do governo Jones dos Santos Neves, em seguimento à Lei n.549 de 7 de dezembro de 1951, cognominada Lei Áurea do ensino, pois dava nova dimensão, não ao ensino superior, mas, ao ensino primário. Forjava-se integração entre os diferentes níveis de formação dos profissionais universitários.
O processo de federalização iniciou-se em 1953, quando foi criada a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FAFI) do Estado do Espírito Santo, incorporada à UFES em 1961. Concebido originalmente como curso simultâneo de História e Geografia, foi autorizado pelo Decreto Federal 33.244 de 07 de julho de 1953 e, ao graduar a primeira turma, obteve o reconhecimento consignado no Decreto Federal 39.815, de 20 de agosto de 1956, momento em que já se registrara o desmembramento do Curso de Geografia, ocorrido em 1955. Em 17 de abril de 1980 (Processo 6.912/76) criou-se o Bacharelado em História, por meio da Resolução do Conselho Universitário n.10.
Cumpre notar que, em âmbito estadual, a UFES é a única instituição pública de ensino superior do Espírito Santo, razão pela qual as habilitações em Bacharelado e Licenciatura oferecidas pelo Departamento de História são, na área de conhecimento em questão, os únicos cursos gratuitos ofertados em todo o Estado, o que aumenta sobremaneira as suas responsabilidades para com o desenvolvimento do ensino, extensão e da pesquisa nas diversas sub-áreas.