basquete
TIMES

Por Arcílio Neto — Itu, SP


O Ituano caiu de pé na Liga de Basquete Feminino. A eliminação na semifinal para o Sesi Araraquara, nessa quarta-feira, não teve clima de lamentação. Os torcedores rubro-negros lotaram o ginásio Prudentão e aplaudiram o time de Itu no estouro do relógio.

Ituano perde jogo três para o Sesi Araraquara e é eliminado da LBF

Ituano perde jogo três para o Sesi Araraquara e é eliminado da LBF

Contra as atuais campeãs, o Galo de Itu levou a série até o jogo três, mas perdeu o duelo desempate por 75 a 64. As duas primeiras partidas haviam sido decididas por dois ou menos pontos. A equipe termina a competição na terceira posição, sua melhor colocação desde o título da LBF de 2021.

O comandante é o histórico Antonio Carlos Barbosa. No alto dos seus 79 anos de idade, o treinador é conhecido por treinar a seleção feminina por duas décadas, com mais de 330 vitórias em 400 partidas.

Ele foi o técnico na conquista da medalha de bronze nas Olimpíadas de Sydney 2000 e o responsável por lançar atletas como Hortência, Magic Paula e Janeth.

Antonio Carlos Barbosa, técnico do Ituano, no jogo contra o Sesi Araraquara pela LBF — Foto: Divulgação/Ituano Basquete

Ativamente no projeto do Ituano Basquete desde a sua fundação, em 2017, ele deu entrevista ao ge logo após a derrota para o Sesi Araraquara. Barbosa fez um balanço positivo da campanha rubro-negra.

– O sentimento é dos mais positivos. Fizemos 26 jogos, perdemos seis em uma campanha excelente. O segundo ponto positivo é o ginásio cheio, o que para nós é uma vitória. Quem poderia imaginar que chegaríamos em um ponto em Itu de lotar um ginásio para o basquete feminino? – indagou Antonio Carlos Barbosa.

– Tenho que cumprimentar meu time que fez uma boa partida. Não vou dizer que foi brilhante, mas jogamos com uma equipe que teve uma partida brilhante. Você joga contra uma equipe que é muito boa, mais consistente taticamente e com muita troca de jogadores sem perder a qualidade. Você vai levando um soco no estômago, até baixar a guarda e ser nocauteado. As meninas foram muito guerreiras. Você chegar em uma semifinal não pode considerar uma derrota. Temos que considerar a vitória de Araraquara. Eles ganharam – completou o técnico.

Ginásio Prudente de Moraes, o Prudentão, lotado no jogo três da semi da LBF entre Ituano e Sesi Araraquara — Foto: Juca Ferreira

Perguntado sobre o futuro, Barbosa acredita que reforços pontuais podem ser trazidos, mas reforça que a base do time deve ser mantida para a sequência da temporada.

– Nós temos os Jogos Regionais e em agosto começa o Paulista. Vamos ver a disponibilidade para trazer jogadoras. A base do time tem que manter o que for possível. É um time que correspondeu. Todo mundo se dedicou, fez o possível, mas temos limitações, e eu também tenho as minhas. Vamos esperar baixar a poeira. Algumas têm contrato até agosto, outras até dezembro. É diferente dos outros anos quando acabava e não sabia o que ia acontecer. Agora continua e está tudo sob controle – finalizou o técnico Antonio Carlos Barbosa.

Ituano e Sesi-Araraquara duelaram pelo jogo três da semifinal da LBF — Foto: Juca Ferreira

O Ituano terá pouco para descansar. Já neste mês de julho, o time entra em quadra para os Jogos Regionais, que serão em Itapetininga. Como lembrou Barbosa, no mês seguinte, em agosto, começa o Campeonato Paulista.

Veja também

Mais do ge