TIMES

Por Redação do ge — Porto Alegre


Ainda restam 15 partidas para o Grêmio nesta temporada, com a reta final do Brasileirão pela frente. Mas, aos poucos, 2025 precisa começar a ser pensado. O clube tem nove jogadores com contrato até o fim deste ano, sendo três atletas com vínculo por empréstimo.

Jogos de setembro podem definir a vida do Grêmio no Brasileirão

Jogos de setembro podem definir a vida do Grêmio no Brasileirão

Além deles, há também a situação do técnico Renato Portaluppi. O treinador é mais um com contrato até dezembro, mas as partes costumam tratar de possível renovação somente ao fim do calendário de jogos.

A definição de quem irá comandar o time em 2025 pode, inclusive, pesar na continuidade ou não de atletas em fim de contrato. Dos nove nessa situação, ao menos três são bastante utilizados pelo técnico.

Abaixo, o ge lista o cenário dos jogadores com vínculo perto do fim:

Rafael Cabral

Emprestado pelo Cruzeiro, em negócio envolvendo a ida de Gabriel Grando para o clube mineiro, o goleiro tem sido a terceira opção de Renato, atrás de Marchesín e Caíque. Fez somente cinco jogos pelo Grêmio. Praticamente impossível que tenha vínculo renovado.

Rafael Cabral tem cinco partidas pelo Grêmio em 2024 — Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Felipe Scheibig

Outro goleiro, esse da base, não joga no time principal desde o início do ano passado. Nesta temporada, chegou a ser emprestado ao Vila Nova, mas sequer entrou em campo e retornou a Porto Alegre. Tem sido utilizado na equipe de transição na disputa da Copa FGF.

Fábio

O lateral-direito sofre com problemas físicos e há expectativa que se aposente ao fim deste ano. O irmão gêmeo, Rafael, do Botafogo, já anunciou que irá parar de jogar em dezembro. O jogador gremista teve nova lesão muscular confirmada esta semana.

Geromel

Nos últimos anos, tornou-se um caso à parte. O ídolo do clube passou por três renovações recentes, sempre em meio a rumores de aposentadoria. O zagueiro, prestes a completar 39 anos, soma 20 jogos na temporada e pode estar, de fato, vivendo seus últimos momentos como atleta profissional.

Rodrigo Caio

É uma incógnita. Desde junho no Grêmio, tem menos de 20 minutos em campo na equipe principal. Apesar do histórico recente de lesões, nunca teve algum problema físico divulgado pelo clube. O zagueiro tem jogado na Copa FGF para adquirir ritmo. Neste momento, não há indício de renovação de contrato.

Geromel, Rodrigo Caio e Kannemann em treino do Grêmio — Foto: Rodrigo Fatturi/Grêmio

Reinaldo

O primeiro caso de jogador titular com vínculo perto do fim. O lateral-esquerdo sempre teve espaço com Renato, embora conviva com críticas da torcida. Em 2024, atuou em 32 dos 52 jogos da equipe. Aos 34 anos, deve ter situação analisada apenas mais próximo do fim da temporada.

Du Queiroz

O volante está emprestado pelo Zenit, da Rússia, e não convenceu, também sofrendo críticas de parte da torcida. O clube gaúcho tem opção de compra no valor de 6 milhões de euros (R$ 37,3 milhões na cotação atual), o que dificulta ainda mais a permanência do jogador.

Soteldo

Possivelmente o principal nome da lista. Titular absoluto de Renato e um dos destaques do time na temporada, o venezuelano está emprestado pelo Santos. Em 29 jogos, acumula cinco gols e quatro assistências. O valor de compra fixado pelo clube paulista aos gaúchos é de 5 milhões de dólares (R$ 28 mi).

Diego Costa

Contratado com a missão de preencher a lacuna deixada por Suárez, o centroavante teve início arrasador, sendo fundamental na conquista do Gauchão (seis gols em seis jogos). Porém, as lesões atrapalharam a sequência, e o clube reforçou o setor com Arezo e Braithwaite. Aos 35 anos, seu futuro é incerto.

Soteldo e Diego Costa Grêmio — Foto: João Victor Teixeira/ge

+ Assista: tudo sobre o Grêmio no ge e na TV

Veja também

Mais do ge