TIMES

Por Guilherme Moreira — Curitiba


O Brasil conquistou o Campeonato Sul-Americano Sub-17 de 2023, ao vencer a Argentina no último jogo do hexagonal final por 3 a 2, e contar com o tropeço do Equador. O meia Dudu, do Athletico, brilhou no 13º título da seleção no torneio.

O camisa 10 canarinho fechou a competição com três gols, ficando atrás apenas dos colegas Kauã Elias e Rayan, que marcaram cinco. Além disso, ele deu seis passes decisivos para gols e terminou como o maior garçom. O jogador de 17 anos só ficou de fora de uma das nove partidas.

Com esses números, Dudu teve em média de mais de uma participação em gol por jogo

Dudu fez um gol e deu uma assistência em Brasil 3x2 Argentina pelo Sul-Americano sub-17 — Foto: Rafael Ribeiro/CBF

No Equador, Dudu se mostrou um facilitador do meio-campo e esbanjou recursos com tabelas curtas, passes e lançamentos longos, cruzamentos, infiltrações e finalizações. Ainda soube cumprir com suas obrigações defensivas.

Ao todo, a seleção brasileira sub-17 de Phelipe Leal fez nove partidas e marcou 24 gols no Sul-Americano, com o melhor ataque. Foram sete vitórias e dois empates, o único invicto.

O Brasil se garantiu no Mundial da categoria, que será disputado no fim do ano, em sede a ser definida. Além de Dudu, o zagueiro Dayvisson foi outro atleticano campeão sul-americano com três jogos disputados.

Brasil vence a Argentina e é campeão do Sul-Americano sub-17

Brasil vence a Argentina e é campeão do Sul-Americano sub-17

O atleta chegou ao CT do Caju com 13 anos, em 2019. Dois anos depois, com 15 anos, recebeu sua primeira convocação para o sub-15 da seleção brasileira.

Dudu começou a ter mais destaque no ano passado pelo Brasileiro sub-17 com seis gols em 30 partidas - foi convocado para o Brasil sub-17.Em 2022, ele já subiu para a categoria sub-20 e fez um jogo.

Neste ano, Dudu disputou a Copa São Paulo de Futebol Júnior e joga atualmente o Brasileiro sub-20. O contrato com o Athletico vai até o fim de agosto de 2025.

Veja também

Mais do ge