TIMES

Por Redação do ge — Belo Horizonte


O Cruzeiro segue a preparação para buscar o bicampeonato da Copa São Paulo de Futebol Júnior, em janeiro. Mas nem todos os jogadores com idade para a competição serão inscritos e, atualmente, tem o futuro sob dúvida.

Hegemonia mineira: 2013 foi o ano em que a rivalidade se acirrou com as conquistas da Libertadores pelo Atlético, e do Brasileirão pelo Cruzeiro

Hegemonia mineira: 2013 foi o ano em que a rivalidade se acirrou com as conquistas da Libertadores pelo Atlético, e do Brasileirão pelo Cruzeiro

Pelo regulamento da competição, jogadores nascidos em 2004 vão poder disputar a Copinha, último torneio de base para esses atletas, que vão completar 21 anos em 2005. Mas o Cruzeiro fez a opção de não levar jogadores nessa condição. A exceção será o meio-campista Jhosefer, que tende a ser o capitão do time.

Portanto, dentro desse contexto, o lateral-direito Dorival, o volante Ítalo Isaac, o meia Matheus Xavier e o atacante Arthur Viana, nascidos em 2004, não estarão à disposição do técnico Luciano Dias para a Copinha. Foi uma decisão que envolveu também o departamento de futebol profissional.

Há uma possibilidade de que sejam aproveitados na primeira rodada do Campeonato Mineiro, dia 19 de janeiro, quando o Cruzeiro enfrentará o Tombense. Isso porque no dia 18, o time terá o clássico contra o Atlético-MG, em amistoso nos Estados Unidos, e apenas uma parte do elenco principal deve retornar antes a Belo Horizonte para a rodada inicial do Estadual.

No entanto, como o elenco principal não participará apenas da primeira rodada, isso não será impeditivo caso surjam oportunidades de mercado para a negociação dos jogadores que estouram a idade do Sub-20 – como aconteceu com Pedrão, emprestado ao Avaí.

De todos esses nomes, quem tem mais chance de ser aproveitado na equipe é Dorival, já que o único lateral-direito à disposição, no atual momento, é o William. No entanto, o Cruzeiro está no mercado e vai buscar uma alternativa ao camisa 12.

Dorival, lateral-direito do Cruzeiro — Foto: Gustavo Aleixo

Dos quatro jogadores nascidos em 2004, Ítalo e Xavier têm contrato apenas até o fim de 2025, enquanto Arthur Viana e Dorival estão vinculados ao Cruzeiro até dezembro de 2026.

Assista: tudo sobre o Cruzeiro no ge, na Globo e no Sportv

Veja também

Mais do ge