A Série D do Brasileiro já conhece os seus finalistas. Retrô e Anápolis-GO vão duelar pelo título da quarta divisão do futebol nacional a partir do próximo final de semana. O time pernambucano ostenta um excelente retrospecto nos pênaltis, após eliminar todos os adversários do mata-mata nesse tipo de disputa.
Depois de terminar a primeira fase na segunda colocação do grupo 4, com 26 pontos, a Fênix iniciou sua trajetória rumo à final contra o América-RN. Os duelos, válidos pela segunda fase, terminaram empatados: 1 a 1 e 0 a 0. Nos pênaltis, Darley defendeu três cobranças e o Retrô venceu por 7 a 6.
Pênaltis de Retrô 0 (7) x (6) 0 América-RN
Nas oitavas, o time pernambucano enfrentou o Manauara (que estava invicto na competição). O Retrô venceu o jogo da ida por 2 a 0, mas perdeu a volta pelo mesmo placar. Nas penalidades, a Fênix venceu por 4 a 1 e avançou às quartas de final.
Nos pênaltis, Manauara é eliminado da Série D do Brasileiro
No confronto que valia o acesso à Série C, o Retrô enfrentou o Brasiliense e começou a eliminatória vencendo em casa por 1 a 0. Em Brasília, vitória dos mandantes por 1 a 0 e a decisão foi novamente para as penalidades.
Darley pegou a última cobrança do Brasiliense e a Fênix derrotou o Brasiliense por 3 a 2. O resultado garantiu o primeiro acesso de divisão nacional da história do Retrô, além de uma vaga nas semifinais.
Veja lances de Brasiliense 1 (2) x (3) 0 Retrô
Contra o Itabaiana, os pernambucanos precisaram reverter o placar fora de casa. A partida de ida terminou em 1 a 0 para os sergipanos, mas o Retrô venceu a volta pelo mesmo placar e outra vez levou a decisão para as penalidades.
O goleiro Darley pegou duas cobranças e a Fênix venceu por 4 a 3, conquistando uma vaga na final da competição. A luta pelo título será contra o Anápolis-GO, que chegou à final depois de eliminar o Maringá nas penalidades.
Retrospecto era ruim
Da primeira competição oficial, em 2019, até março deste ano (quando foi eliminado pelo Fortaleza na Copa do Brasil), o Retrô só havia vencido uma de sete disputas por penalidades. Em agosto, a sequência positiva foi iniciada, ao passar pelo América-RN na segunda fase da Série D.
Desde então, a Fênix não perdeu mais nos pênaltis e segue a busca pelo primeiro título nacional na história do clube. O 'fantasma das penalidades' já não existe mais.
Veja também