Aline Rocha é a nova campeã mundial na prova rápida (sprint) do esqui cross-country paralímpico. A brasileira completou o percurso de 1 km em 3min10s38 e conquistou o ouro - feito inédito para o Brasil em um Mundial na neve-, nesta terça-feira, em Ostersund, na Suécia.
A norte-americana Kendall Gretsch (3min11s67) e a alemã Anja Wicker (3min13s35) completaram o pódio, respectivamente. No último domingo, a paranaense ficou com o bronze na prova de 18 km. Na prova rápida, Elena Souza também representou o Brasil, chegando em nono lugar.
Na prova masculina, Cristian Ribera completou a distância de 1 km em 2min45s34 e ficou com o bronze. O ouro ficou com o cazaquistanês Yerbol Khamitov (2min44s23), e a prata foi para o ucraniano Taras Rad (2min45s07). Outros dois brasileiros estavam na disputa, mas não conseguiram se classificar: Guilherme Rocha (14º) e Wesley Vinícius dos Santos (18ª).
A delegação brasileira formada por cinco atletas e quatro integrantes da comissão técnica é a maior da história do país no Mundial de esqui cross-country paralímpico. Elena Souza é a única dos cinco esquiadores que não esteve nos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022. Aos 19 anos, ela fez sua estreia em uma competição internacional na Escandinávia e foi a segunda mulher brasileira a disputar um torneio oficial paralímpico na neve. Aline foi a primeira.
Veja também