Depois de 6 anos na elite do futebol paraense, o Tapajós encerra a temporada 2024 com saldo negativo: o tão temido rebaixamento. A equipe de Santarém foi derrotada pelo Santa Rosa no domingo (3) pela 8ª rodada do Paraense.
Na temporada 2024 o Boto teve algumas barreiras, mas certamente a diretoria não esperava esse desfecho na competição.
No início da pré-temporada o presidente do Boto chegou a falar que a equipe brigaria pelas colocações na parte de cima da tabela. Para isso, o clube apostou em atletas que o cartola classificou como “desconhecidos” do futebol paraense, mas infelizmente essas apostas não surtiram o efeito desejado pelo clube.
Confira algumas "desaventuras" do Boto no Parazão 2024:
- Sem poder jogar em Santarém, por conta das intermináveis obras do Colosso do Tapajós, o Boto fechou uma parceria para mandar os seus jogos na Arena Verde em Paragominas, mas o espaço acabou sendo vetado após duas rodadas da competição por conta dos problemas identificados na estrutura do estádio.
- No duelo com o Águia de Marabá, pela segunda rodada, o Boto empatou, mas a partida foi marcada por episódios que a comissão técnica classificou como “lances duvidosos” e que teriam prejudicado a equipe santarena em campo.
- Depois de 3 derrotas consecutivas, o Boto anunciou o desligamento do técnico Alexandre Finazzi. Nesta altura do campeonato o Tapajós já estava na zona de rebaixamento.
Ultima participação na Segunda Divisão
A última vez que o Tapajós disputou a Segunda Divisão do Campeonato Paraense foi em 2018. Naquela ocasião a competição ainda se chamava “Segundinha” e os jogos ainda foram realizados no Estádio Colosso do Tapajós em Santarém.
O Tapajós garantiu o acesso à primeira divisão nas semifinais no duelo com o Paraense. O primeiro jogo foi em Santarém e o Boto venceu por 2 a 0. No jogo de volta as equipes empataram em 0 a 0, melhor para o Tapajós que garantiu o acesso. Naquele ano o Boto conquistou o título da competição.
O Tapajós se une ao São Raimundo na segunda divisão. O Amazônia Independente, também de Santarém, está na terceira divisão da competição.
Veja também