Usain Bolt quer ver Kylian Mbappé se aventurar no atletismo. Depois de apresentar o Prêmio Laureus na segunda-feira, o ex-velocista jamaicano fez elogios ao atacante do Paris Saint-Germain, o incentivou a correr os 100m rasos e afirmou que amaria ter competido contra o francês.
- Eu teria amado ter competido com Mbappé no meu auge para ver o quão perto ele estaria. Mas sinto que um dia ele precisa correr 100 metros, então vejo o tempo dele - disse Bolt.
Em março, uma análise da BBC mostrou que o atacante francês deu um sprint de 100 metros em 10s90 na vitória do PSG sobre a Real Sociedad na Champions League. Muitas comparações foram feitas com Usain Bolt, recordista mundial da prova com a marca de 9s58. Os fãs de futebol exaltaram a velocidade do atacante francês. Mas a referência foi vista como piada no mundo do atletismo.
- Mbappé é muito rápido com a bola, isso que é difícil de fazer. É um talento especial. Mas ainda posso vencê-lo em uma corrida de 100 metros - disse Bolt.
Djokovic e Bonmatí vencem o Prêmio Laureus
Mbappé teria alcançado os 33 km/h, que ainda não foi seu máximo na Champions, de 36 km/h. Mas afinal, estar 1,4 segundo acima do recorde mundial não é um baita feito? Bom, não no atletismo. Para se ter uma ideia, com 10,9 segundos, Mbappé estaria na posição 2.302 dos registros de tempo dos 100 metros de 2024.
Com 10,9 segundos, Mbappé chegaria cerca de 12,1 metros atrás de Bolt na disputa dos 100m, se considerados os dois tempos. Em outras palavras, o atacante do PSG não apareceria nem na foto. Brendan Thompson, preparador físico de atletas profissionais, compartilhou uma ilustração em 3D com a simulação.
Mbappé alcançou a velocidade máxima de 36,1km/h na Champions. Bolt chegou aos 44,7km/h, com 37,5 km/h de média quando registrou o recorde mundial.
É certo que o astro jamaicano até se aventurou no futebol. Mas as comparações mostram que o melhor é cada um focar no seu esporte.
Veja também