O Mineirão iniciou o processo de revitalização do gramado do estádio pensando na temporada de 2025. O piso vai passar por limpeza, areação e adubação do solo. A próxima partida no estádio é na estreia do Campeonato Mineiro, em 18 de janeiro, entre Cruzeiro e Tombense.
A primeira etapa do processo é a de limpeza e a retirada de tchatch (matéria orgânica que se acumula ao redor da base das plantas), com cortes verticais, seguidos de cortes helicoidais agressivos.
Depois, começa a aeração do solo, que permite que o ar, a água e os nutrientes penetrem e cheguem nas raízes da grama. Posteriormente, aplica-se o chamado topdressing, que consiste na colocação de uma fina camada de areia para a correção do micronivelamento do gramado.
A última etapa é a nutrição, com adubação e uso de herbicida para o controle de pragas. Em janeiro, começam os cortes helicoidais em diferentes alturas, o mais indicado para gramados de futebol.
- Mudanças no calendário do futebol brasileiro farão com que a temporada comece mais cedo e termine mais tarde. Isso será um grande desafio para os gestores de gramado, mesmo tendo uma pausa por conta do Mundial de Clubes da Fifa no meio do ano - ressaltou o gerente técnico do Mineirão, Otávio Goes.
Veja também