Dorival explica ausência de Endrick na lista: "Portas não estão fechadas"
Endrick não foi convocado para a seleção brasileira pela primeira vez neste ano. Dorival Júnior anunciou, nesta sexta, a lista de escolhidos para os últimos dois compromissos da equipe em 2024: contra Venezuela e Uruguai, pelas eliminatórias da Copa do Mundo 2026. O treinador explicou que decisão de não chamar o atacante se baseia no momento que ele vive no Real Madrid, mas que as portas não estão fechadas para o futuro.
— Temos várias decisões que, às vezes, são feitas momentos antes da lista final. Alguns nomes importantes ficaram fora, como do Endrick, mas temos uma situação que tem que ser bem definida. Tem um peso maior para os que estão atuando, porque você não tem tempo para treinamentos, reposição de tempo perdido. Temos que pensar nesses detalhes.
— O Endrick foi fundamental em alguns jogos. Ele está vivendo um momento de transição na maior equipe do futebol mundial. É um processo natural, de adaptação, isso demanda tempo. Temos que conviver com a situação. As portas não estão fechadas ao Endrick, ele sabe disso, tenho confiança nele. Tudo é questão de ele se recolocar em seu clube, com calma, paciência, para que ele brigue por seu espaço — disse Dorival, na sede da CBF.
Endrick perdeu minutos no Real Madrid e não entra em campo há quatro jogos. O brasileiro impressionou na estreia pelo time, com dois gols marcados, contra Alavés e Stuttgart, e chegou a ser titular em um jogo da Champions League, contra o Lille. Entretanto, não teve sequência e chegou a ser chamado de "invisível" por um jornal espanhol nesta semana.
Além da ausência de Endrick, a grande novidade foi a convocação do zagueiro Murillo, do Nottingham Forest.
— A paciência que eu falo é a mesma que o clube está tendo, para conhecê-lo mais na chegada, conhecimento maior do ambiente, isso demanda tempo. É natural que jogadores que não estão atuando em clube nos criem uma situação complicada. Sempre defendi que estejam atuando para estar aqui. Tem jogadores que não jogaram nos últimos dois ou três jogos. Precisamos ter outra atitude. Se quer entender uma convocação, passa por isso, por uma preferência por quem está atuando. Não tem tempo para recuperar fisicamente — completou.
Esta é a quinta lista de Dorival Júnior à frente da seleção brasileira. Em junho, o técnico disputou a Copa América e foi eliminado nas quartas de final, para o Uruguai. Além da competição continental, a equipe teve oito confrontos neste ano, sendo quatro amistosos e quatro pelas eliminatórias. O Brasil venceu quatro partidas, empatou três e perdeu apenas uma, para o Paraguai.
A Seleção encara a Venezuela no dia 14 de novembro, em Maturín. Em seguida, no dia 19, o Brasil enfrenta o Uruguai, na Fonte Nova, em Salvador. Os jogos são válidos pelas 11ª e 12ª rodadas das eliminatórias da Copa do Mundo.
Confira a lista de convocados para enfrentar Venezuela e Uruguai:
Goleiros: Bento (Al-Nassr), Ederson (Manchester City) e Weverton (Palmeiras)
Laterais: Danilo (Juventus), Vanderson (Monaco), Abner (Lyon) e Guilherme Arana (Atlético-MG)
Zagueiros: Éder Militão (Real Madrid), Gabriel Magalhães (Arsenal), Marquinhos (PSG) e Murillo (Nottingham Forest)
Meio-campistas: André (Wolverhampton), Andreas Pereira (Fulham), Bruno Guimarães (Newcastle), Gerson (Flamengo), Lucas Paquetá (West Ham) e Raphinha (Barcelona)
Atacantes: Estevão (Palmeiras), Igor Jesus (Botafogo), Luiz Henrique (Botafogo), Rodrygo (Real Madrid), Savinho (Manchester City) e Vini Jr (Real Madrid)
Veja a convocação da Seleção Brasileira para enfrentar Venezuela e Uruguai pelas Eliminatórias da Copa
Veja também