Manchester City 0 x 4 Tottenham | Melhores momentos | Campeonato Inglês 2024/25
A má fase do Manchester City é raridade no histórico recente do clube e também do técnico Pep Guardiola. Mais do que isso: a sequência de cinco derrotas sofridas pela equipe nas últimas partidas nunca havia acontecido na carreira do ex-treinador de Barcelona e Bayern de Munique. Após o 4 a 0 diante do Tottenham, em confronto pela Premier League, no sábado, o comandante comentou o momento inédito e projetou a reação.
- Fugir? De jeito nenhum. Nós temos que nos levantar mais do que nunca. O que vai nos definir é quando falhamos, nos levantamos e enfrentamos. Não sei o que vai acontecer nesta temporada, mas nem por um segundo deixarei de acreditar nesses jogadores. Não há time no mundo que sustente o sucesso por oito, nove, dez anos consecutivos - disse o treinador em entrevista após a partida.
A invencibilidade do Manchester City em 2024/25 durou até o final de outubro. A equipe somava 10 vitórias e quatro empates em 14 jogos. Mas, no dia 30, o time de Pep Guardiola perdeu para o Tottenham, por 2 a 1, pela Copa da Liga Inglesa. Na sequência, ainda sofreu as derrotas para o Sporting, na Liga dos Campeões, e para Bournemouth e Brighton, pela Premier League.
O resultado deste sábado também deu fim a outro recorde positivo do atual tetracampeão inglês: o City estava há 52 jogos sem perder jogando em casa. Também foi a primeira vez que Pep, no comando do Manchester City, sofreu uma goleada tão pesada no Campeonato Inglês, por quatro gols de diferença. O Tottenham, aliás, é um algoz de Guardiola: desde 2016, quando o treinador chegou ao comando da equipe, o time londrino foi quem mais conseguiu vencer o City, em sete oportunidades.
Uma série de mais de duas derrotas não fazia parte da realidade do City desde 2018, quando o time perdeu três jogos seguidos, para o Liverpool, nos jogos de ida e volta da Liga dos Campeões 2017/18, e Manchester United, pela Premier League.
A marca negativa acontece justamente na semana em que o clube anunciou a renovação de contrato de Pep. O treinador ficará no comando do Manchester City por mais dois anos. Isso significa que Guardiola completará mais de uma década no comando do time inglês, caso cumpra o acordo até o fim, em 2027.
Pep Guardiola perde a cabeça no vestiário do Manchester City
Veja também