Brasil vence a Colômbia e leva o título da Copa América Feminina
A Conmebol realizou, nesta quinta-feira, o sorteio para definir os confrontos da primeira fase da Copa América Feminina. O Brasil ficou no Grupo B e enfrentará a Colômbia, além de outras três nações. A décima edição da competição será no ano que vem, no Equador, e a seleção brasileira vai em busca do nono título, sendo também a atual campeã.
Os dez países participantes foram separados em dois grupos, em que os dois melhores desempenhos de cada conjunto avançam para as semifinais, com mata-mata. Os terceiros colocados disputam o quinto lugar.
Confira os grupos:
Grupo A
- Equador
- Argentina
- Chile
- Uruguai
- Peru
Grupo B
- Brasil
- Colômbia
- Paraguai
- Venezuela
- Bolívia
A Conmebol anunciou na quinta-feira a criação das eliminatórias para a Copa do Mundo Feminina, que começarão no segundo semestre de 2025. Assim, diferente das outras edições, a Copa América não será classificatória para o Mundial.
Por outro lado, a Copa América vale vaga para Jogos Pan-Americanos e para as Olimpíadas. Do terceiro ao quinto lugar vão para a edição de Lima 2027 da competição do continente americano. Vale lembrar que o Peru já está garantido no torneio por ser o anfitrião, o que pode abrir mais uma vaga caso os peruanos terminem entre essas posições.
Já os dois finalistas da Copa América garantem lugar nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028.
Em 2020, a Conmebol havia anunciado a intenção da Copa América ser disputada a cada dois anos e, por isso, a antecipação em um ano da disputa, que normalmente ocorre um ano antes do Mundial.
A seleção brasileira é a atual campeã e maior vencedora da competição. Em 2022, o Brasil decidiu a final contra a Colômbia, fora de casa, e Debinha marcou o único gol da partida. Além de também ter ganhado em 1991, 1995, 1998, 2003, 2010, 2014 e 2018.
Melhores momentos: Brasil 2 x 0 Paraguai, pela semifinal da Copa América feminina
Veja também