País de Gales e Ucrânia decidirão neste domingo a última vaga europeia para a Copa do Mundo do Catar. As duas seleções se enfrentam em Cardiff, às 13h, no encerramento da repescagem das Eliminatórias da Europa. Quem vencer - no tempo normal, prorrogação ou pênaltis - entrará no Grupo B do Mundial, que já conta com Inglaterra, Irã e Estados Unidos.
O ge acompanha em tempo real País de Gales x Ucrânia neste domingo, às 13h (horário de Brasília)
A definição da vaga, que deveria ter acontecido em março, foi adiada por causa da invasão militar russa à Ucrânia. Na última quarta-feira, a seleção ucraniana derrotou a Escócia em Glasgow por 3 a 1 e se habilitou a decidir a classificação contra o País de Gales, que já tinha passado pela Áustria na outra semifinal, no fim de março.
Ucrânia vence a Escócia e fica mais próxima de uma vaga na Copa do Mundo do Catar
A seleção da Ucrânia, que só disputou uma Copa do Mundo, em 2006, tem recebido apoio mundial devido à guerra que devasta o país há mais de três meses, e o técnico Oleksandr Petrakov revelou na véspera da partida que os jogadores receberam uma bandeira enviada por soldados que estão na frente de batalha. Mas o defensor Oleksandr Karavayev sabe que, apesar da motivação extra, a vaga não virá "de graça".
- Não esperamos receber presentes em Cardiff - afirmou em entrevista coletiva.
Gales quer voltar à Copa após 64 anos
Do lado galês, também existe um fator emocional envolvido na partida: a seleção está a um jogo de voltar a uma Copa do Mundo depois de 64 anos - sua única participação foi no Mundial de 1958, quando foi eliminada nas quartas de final pelo Brasil, por 1 a 0, no jogo que marcou o primeiro gol de Pelé em Copas.
Para isso, a torcida aposta no experiente Gareth Bale, que foi poupado na derrota para a Polônia por 2 a 1 pela Liga das Nações, quarta-feira. Capitão da seleção galesa, o atacante de 32 anos não compareceu à coletiva de imprensa neste sábado mas falou com os jornalistas em um vídeo exibido na sala de entrevistas.
- Peço desculpas, mas infelizmente o jogo vem em primeiro lugar. Nós só disputamos uma Copa do Mundo, então este é um passo que todos nós queremos dar para jogar no mais alto nível, e temos um grande jogo que queremos desesperadamente vencer para alcançar nosso objetivo - declarou Bale.
Melhores momentos: Polônia 2 x 1 País de Gales, pela Liga das Nações
Escalado para substituir o capitão da seleção na entrevista coletiva, o defensor Connor Roberts não escondeu que, assim como os torcedores galeses, também vê em Bale a grande esperança de classificação.
- Como colega de time, o que espero é que ele crie algo que nos leve à Copa do Mundo, como ele já fez tantas vezes, em grandes momentos. Ele é um um jogador inacreditável - afirmou.
Cinco seleções disputam outras duas vagas
Após a definição da 30ª seleção classificada para a Copa, restarão apenas duas vagas em jogo, que sairão da repescagem intercontinental.
Na próxima terça-feira, Emirados Árabes Unidos e Austrália decidirão o quinto colocado das Eliminatórias da Ásia, e o vencedor jogará no dia 13 de junho contra o Peru pela penúltima vaga. No dia seguinte, será conhecido o último classificado, que sairá do jogo entre Costa Rica e Nova Zelândia. As três partidas serão disputadas no Ahmad bin Ali Stadium, em Al Rayyan, um dos estádios da Copa do Catar.
Confira todas as seleções classificadas para a Copa:
GRUPO A
- Catar
- Equador
- Senegal
- Holanda
GRUPO B
- Inglaterra
- Irã
- Estados Unidos
- (País de Gales ou Ucrânia)
GRUPO C
- Argentina
- Arábia Saudita
- México
- Polônia
GRUPO D
- França
- (Emirados Árabes Unidos, Austrália ou Peru)
- Dinamarca
- Tunísia
GRUPO E
- Espanha
- (Costa Rica ou Nova Zelândia)
- Alemanha
- Japão
GRUPO F
- Bélgica
- Canadá
- Marrocos
- Croácia
GRUPO G
- Brasil
- Sérvia
- Suíça
- Camarões
GRUPO H
- Portugal
- Gana
- Uruguai
- Coreia do Sul
Veja também