17/12/2013 13h04 - Atualizado em 17/12/2013 14h52

ITA decide anular três questões do vestibular 2014

Questões tinham respostas dúbias ou mais de uma alternativa correta.
A lista de aprovados será divulgada no dia 27 de dezembro; confira.

Carolina TeodoraDo G1 Vale do Paraíba e Região

Vestibulandos iniciam maratona de provas do vestibular do ITA (Foto: Carlos Santos/G1)Estudantes durante maratona de provas do
vestibular do ITA (Foto: Carlos Santos/G1)

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) decidiu anular 3 das 100 questões do vestibular 2014 por problemas como respostas dúbias ou mais de uma alternativa correta. A informação foi divulgada nesta terça-feira (17) quando foi publicado o gabarito das questões. Segundo o ITA, as questões 10 da prova de física, 26 da prova de português e 19 da prova de química foram consideradas corretas para todos os candidatos. O vestibular, um dos mais concorridos do país, foi feito por 7.279 alunos - uma média de 40 candidatos por vaga.

As provas foram aplicadas entre os dias 10 e 13 de dezembro e os candidatos fizeram cinco provas: física, inglês, português, matemática e química. O índice de abstenção foi 36,1% - abaixo do reggistrado no ano anterior. A lista de aprovados será divulgada no dia 27 de dezembro. Se houver uma segunda convocação, será no dia 23 de janeiro. (Veja gabarito)

O coordenador do vestibular do ITA, Luiz Carlos Rossato, disse que para não ter dúvidas de que é exigido somente conteúdo do ensino médio, quatro questões tiveram as respostas detalhadas no gabarito. "Alguns cursinhos questionaram que a gente estava exigindo conteúdo de ensino superior, por isso detalhamos algumas respostas", disse.

As provas foram aplicadas em Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Juiz de Fora, Londrina, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, São José dos Campos, São José do Rio Preto, São Paulo, Teresina e Vitória.

São Paulo foi a que teve a maior procura com 1.564 inscritos. Fortaleza e São José dos Campos tiveram 783 e 781, respectivamente, e o Rio de Janeiro gerou 634 inscrições. Em 2014, o ITA terá aumento de 50 vagas nos seis cursos de graduação existentes --aeronáutica, eletrônica, mecânica-aeronáutica, civil-aeronáutica, da computação e aeroespacial. Pela primeira vez, serão oferecidas 170 vagas para civis e 10 para militares. Em anos anteriores eram oferecidas 120 vagas para civis e 10 para militares.