24/07/2013 19h37 - Atualizado em 25/07/2013 14h53

Após visita, Dom Raymundo diz que Papa iniciou uma renovação na igreja

'Francisco é um nome que caiu no coração e na simpatia do povo', diz.
Segundo ele, cerca de 200 mil fiéis foram para Aparecida nesta quarta (24).

Suellen FernandesDo G1 Vale do Paraíba e Região

Papa Francisco acena para os fiéis durante trajeto em Aparecida (SP) (Foto: Thaís Cavalcanti/G1)Papa Francisco acena para os fiéis durante trajeto
em Aparecida (SP) (Foto: Thaís Cavalcanti/G1)

Balanço parcial da Arquidiocese de Aparecida aponta que cerca de 200 mil pessoas foram para Aparecida nesta quarta-feira (24) durante a visita do Papa Francisco. O pontífice celebrou na cidade sua primeira missa pública no país durante a visita que ocorreu das 10h às 16h30.

O entusiamo e ânimo dos romeiros surpreenderam o cardenal arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis, que é presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Em entrevista coletiva concedida logo após a saída do Papa, por volta das 17h, Dom Raymundo afirmou que o número de fiéis que foram a Aparecida foi acima do esperado e que 'Francisco é um nome que caiu no coração e na simpatia do povo'.

“No retorno do Papa ao Santuário, já para embarcar para o Rio, eu imaginava que a rua já estaria vazia devido ao frio e a chuva, mas estava com o mesmo número de pessoas, as pessoas com o mesmo jeito, com o mesmo entusiasmo", disse Dom Raymundo. "O povo acolheu ele aqui, mostrou isso muito claramente. Mesmo sob chuva, frio, e tendo passado a noite toda aqui, esse povo não se abateu, era um povo alegre feliz e vibrante”, afirmou.

Segundo ele, o Papa iniciou uma renovação na igreja. “O Santo Padre vai levando a Igreja para uma renovação, por uma adequação cada vez mais ao mundo de hoje, mais pelas suas atitudes, decisões, do que pelas suas palavras. A linguagem que mais fala hoje ao jovem é a atitude, o jovem quer ver coerência entre o que a gente fala e o que a gente faz e temos visto isso, inclusive no Brasil”, completou.

Dom Raymundo contou ainda detalhes sobre o almoço e o tempo que o pontífice permaneceu no Seminário Bom Jesus. "O Santo Padre preferiu comer fruta ao invés de doce. Ele descansou um pouco, mas rapidamente, tomou um chá mate quente, depois de tanta chuva e tanto frio", disse.

Segundo ele, o Papa se sentiu feliz com o carinho do povo. “Na estadia em Aparecida ele transmitiu uma mensagem de simplicidade durante a aproximação com o povo. Francisco é um nome que caiu no coração e na simpatia do povo. Ele encarna muito bem esse ideal franciscano, por meio da simplicidade, atenção aos doentes e preocupação com a pobreza”.

*Colaborou: Daniel Corrá

veja também